Reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, na sua cadeia de valor, em mais de 40%, até 2030, é a meta climática delineada pelo grupo PepsiCo. A entidade compromete-se, ainda, a atingir emissões líquidas zero, até 2040, uma década antes do estabelecido no Acordo de Paris.
OBJETIVOS DO GRUPO PEPSICO NA EUROPA
De acordo com a entidade, esta estratégia sustentável concentrar-se-á na Europa e irá promover uma agricultura sustentável, através da utilização de fertilizantes de baixa emissão, apostando numa tecnologia de precisão, com o objetivo de produzir rendimentos mais elevados.
Entre outras metas sustentáveis, a PepsiCo afirma acelerar a transição para a eletricidade renovável e adotar um tipo de transporte de combustível de baixa ou zero emissão, para toda a sua cadeia de valor. Reduzir o plástico virgem, aumentando o uso de materiais reciclados nas embalagens e utilizar o ecodesign, de maneira a minimizar o impacto ambiental, são também objetivos estabelecidos pelo grupo.
Ramon Laguarta, Presidente e CEO do Grupo PepsiCo, destaca que “os graves impactos das alterações climáticas estão a piorar e devemos acelerar as mudanças sistémicas urgentes para lidar com isso.” Salientando, “a ação climática é essencial para o nosso negócio, como líder global em alimentos e bebidas, e impulsiona a nossa jornada PepsiCo Positive para cumprir os resultados que pretendemos para o planeta e para a comunidade. A nossa ambiciosa meta climática guiar-nos-á no caminho que nos espera, que sabemos difícil, mas simplesmente não há outra opção a não ser uma ação imediata e agressiva”.
PLANO DE AÇÃO NA LUTA CONTRA OS EFEITOS CLIMÁTICOS
De forma a mitigar os efeitos das crises climáticas, o plano da ação da PepsiCo está centrado na redução das emissões de gases com efeito de estufa a fim de descarbonizar as suas operações e a cadeia de abastecimento. Diminuir as vulnerabilidades dos impactos das alterações climáticas ao continuar a incorporar o risco climático nos planos de continuidade de negócios é também uma das metas.
Este novo plano de ação concentrar-se-á em áreas prioritários, como a agricultura, a embalagem, a distribuição e as operações. A meta de emissões da PepsiCo está alinhada à promessa da Business Ambition for 1.5°C, tendo sido aprovada pela iniciativa Science Based Targets e considerada como a mais ambiciosa de acordo com o seu processo.
Nate Aden, Associado Sénior do World Resources Institute, um dos parceiros da iniciativa Science Based Targets releva o seu contentamento com os objetivos estabelecidos “damos os parabéns ao Grupo PepsiCo por definir uma meta de redução de emissões consistente com a limitação do aquecimento a 1.5°C, a meta mais ambiciosa do Acordo de Paris”. Frisando, “as empresas têm um papel vital a desempenhar na redução das emissões globais e é encorajador ver grandes participantes, como o Grupo PepsiCo, a tomar medidas ambiciosas“.
Metas como estas vêm demostrar a importância do esforço coletivo e do papel das empresas para um caminho futuro verdadeiramente mais sustentável, ecológico e sólido. Juntos podemos contribuir mais e melhor para a mudança de comportamentos em prol do planeta.