Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Peões e bicicletas em peso em Quarteira

municipio-loule-mobilidade-essencia-ambiente

De acordo com o Município de Loulé, em 2022, verificou-se um aumento de mais de 22% de peões e ciclistas. Este é um dos resultados da implementação da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Loulé que levou a Câmara de Loulé a avançar com a candidatura ao programa “Laboratórios Vivos para a Descarbonização, lançado e cofinanciado pelo Fundo Ambiental, ação que resultou na criação do projeto Quarteira Lab.

De entre as soluções implementadas surgiu a promoção e a monitorização da mobilidade suave, pela criação de uma ciclovia em cada um dos sentidos de trânsito e pela instalação de um sistema de contagem de pessoas e bicicletas, que pode em tempo real ser consultado.

QUARTEIRA É UMA CIDADE MAIS SUSTENTÁVEL

Entre janeiro e dezembro do ano transato, passaram junto ao cruzamento da Avenida Carlos Mota Pinto com a Rua Vasco da Gama, no território deste laboratório para a descarbonização, 942 188 pessoas e 132 756 bicicletas, valores superiores aos 754 177 e 108 599, respetivamente, registados em 2021.

Este aumento de 24,9%, nos peões, e de 22,2%, em termos de mobilidade ciclável, reflete as sinergias geradas pelo projeto financiado pelo Fundo Ambiental com o objetivo de reduzir as emissões de CO2.

Com o aumento acentuado da população em Quarteira durante o verão, em virtude da atividade turística, não é de admirar que agosto tenha sido o mês em que se registaram os números mais elevados: foram 138 543 pessoas e 16 602 bicicletas que por aqui passarem neste período. Em termos médios diários, foram contabilizadas 2 581 pessoas e 364 bicicletas que percorreram esta área.

Apesar de não haver registo da distância percorrida, se cada um destes ciclistas tivesse percorrido todos os 900 metros de ciclovia, ter-se-ia evitado a emissão de 12,8 toneladas de CO2 caso o mesmo percurso tivesse sido feito de automóvel. O Quarteira Lab constitui, assim, um território que pretende responder aos desafios da sustentabilidade urbana no concelho de Loulé, que se encontra neste momento em fase de intervenção.