Parque Natural de Montesinho assinala 45 anos de classificação como área protegida

parque-natural-montesinhos-45-anos-essencia-ambiente

O Parque Natural de Montesinho foi classificado como área protegida a 30 de agosto de 1979, data estabelecida para o dia oficial do parque. Para assinalar o 45.º aniversário desta designação, foi organizado um dia aberto, onde os participantes puderam explorar a fauna e a flora, património natural e cultural da zona raiana e, ainda, participar na inauguração do Centro Interpretativo do Parque Natural de Montesinho.

CONHEÇA O PROGRAMA QUE COMEMOROU O 45.º ANIVERSÁRIO DO PARQUE NATURAL DO MONTESINHO

O programa das atividades arrancou com a apresentação dos projetos “Montesinho para todos” – que pretende melhorar as condições de visita, atratividade e dinamização de percursos pedestres no parque, através de meios físicos e digitais – e o projeto “Experienciar Montesinho”, com o qual se desenvolveu uma app do Parque Natural de Montesinho para facilitar a partilha e promoção de locais de maior atratividade junto de diferentes públicos-alvo.

De seguida, foi apresentada a experiência “Carvalhos do Parque”, junto ao Parque de Campismo Sobre Águas, conduzida pelo Professor Carlos Aguiar, e a “Fauna do Parque”, no cruzamento Montesinho-Lama Grande, pelo professor Paulo Cortez. No final da tarde, foi inaugurado o Centro Interpretativo do Parque Natural de Montesinho, e os participantes puderam assistir à libertação de uma ave em recuperação. O dia terminou com um lanche na Casa do Povo da aldeia de Montesinho.

O Parque Natural de Montesinho foi classificado como área protegida, através do Decreto-Lei n.º 355/79, de 30 de agosto, devido à grande diversidade geológica e climática da região, com uma flora muito variada, com carvalhais, soutos, sardoais, bosques ripícolas, giestais, urzais, estevais, lameiros. Em termos faunísticos, observa-se uma elevada multiplicidade biológica, resultante da abundância de habitats que ocorrem nesta área de montanha.

São mais de 110 espécies de aves nidificantes, destacando-se aves de rapina, como a águia-real. É de destacar, também, a presença do lobo-ibérico Canis lupus signatus. Estão referenciadas para o Parque Natural de Montesinho 70% das espécies de mamíferos terrestres que ocorrem em Portugal, apresentando cerca de 10% destas espécies com estatuto de ameaça no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.

O Parque Natural de Montesinho possui igualmente um rico património sociocultural com práticas quotidianas vindas de usos e costumes ancestrais, com relevância para as antiquíssimas “Festas dos Rapazes”, realizadas principalmente na zona da Lombada por altura do Natal ou dos Reis. São notáveis, ainda, os exemplos de arquitetura popular, utilizando materiais característicos da região.

Situa-se no Alto Nordeste transmontano, abarcando a parte setentrional dos concelhos de Bragança e Vinhais, fazendo fronteira a nascente, norte e poente com Espanha.

Também poderá gostar de ler...