Procurar
Close this search box.

“OtimO” é o grande vencedor do Prémio Inovação Expo Fish Portugal

otimo-universidade-coimbra-essencia-ambiente

O projeto “OtimO – Otimização dos processos de produção de Ouriço-do-mar”, centrado no desenvolvimento de um modelo inovador de produção aquícola de ouriço-do-mar, foi o grande vencedor da 1.ª edição do Prémio Inovação Expo Fish Portugal, na categoria “Inovação e Investigação”. A atribuição do Prémio aconteceu a 16 de novembro, na sessão de encerramento da 2.ª edição da Expo Fish, uma iniciativa organizada pela Docapesca, que teve lugar no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

A 2.ª edição da Expo Fish, organizada pela Docapesca, teve como principal objetivo contribuir para a internacionalização e promoção das atividades ligadas ao sector da pesca e da comercialização de pescado, bem como atividades ligadas ao setor. A iniciativa contou com a presença de 85 importadores, oriundos de 37 mercados internacionais, e com a realização de 240 reuniões B2B.

A edição deste ano integrou a novidade do Prémio Inovação Expo Fish Portugal, sob o mote “Inovação e investigação ligada ao setor alimentar do mar”, um concurso de ideias, aberto a estudantes do ensino superior e start-ups.

A sessão de atribuição dos prémios contou com a presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, que entregou as distinções aos vencedores.

O projeto “OtimO”, desenvolvido na Figueira da Foz pelo Laboratório MAREFOZ, da Universidade de Coimbra, sagrou-se o grande vencedor da 1.ª edição do Prémio Inovação Expo Fish Portugal, na categoria de” Inovação e Investigação”.

Integrado na Estratégia UC MAR – Transferência de Conhecimento ao Serviço da Economia do Mar, da Universidade de Coimbra, o OtimO é um projeto de I&D de um modelo inovador de produção aquícola de ouriço-do-mar (Paracentrotuslividus), visando a transferência de conhecimento e resultados de I&D para os sectores económicos da Economia Azul, através de inovação, promovendo a diversificação e aumento de competitividade da economia das zonas costeiras, e potenciando o desenvolvimento local assente no empreendedorismo, criação de emprego sustentável e inovação social.

Também o projeto “ALGADEPUR – Aquicultura Multi-trófica Integrada como veículo de sustentabilidade: Utilização de macroalgas para depuração de efluentes” esteve na corrida, tendo sido classificado como finalista do Prémio Inovação ExpoFish.

Este projeto, também desenvolvido pelo Laboratório MAREFOZ no âmbito da Estratégia UC MAR da Universidade de Coimbra, visa contribuir para a gestão sustentável dos recursos por via da utilização do sistema IMTA no tratamento das águas existentes na aquicultura, de modo controlado e sustentável, valorizando os produtos locais.

Ambos os projetos, “OtimO” e “Algadepur”, foram cofinanciados pelo MAR 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEAMP – Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, no âmbito da Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária, DLBC/Costeiro – Pescas Mondego Mar, gerida pela AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego.

Para ficar a conhecer melhor, estes e outros projetos, desenvolvidos pelo Laboratório MAREFOZ ou por outro Centro de I&D da Universidade de Coimbra, no âmbito da estratégia UC MAR.

A ESTRATÉGIA UC MAR

A Estratégia UC MAR visa afirmar a Universidade de Coimbra como uma referência nacional de projeção internacional na criação e desenvolvimento de novos produtos, serviços, tecnologias e processos resultantes de atividades de I&D+I na área da Economia do Mar, através da valorização e transferência de conhecimento científico e novas tecnologias, seja por via da criação seja através de novas aplicações da investigação produzida da UC noutras áreas do saber.

Promovida pelo UC Business – Gabinete de Transferência de Tecnologia da Universidade de Coimbra, a estratégia UC MAR é a demonstração da capacidade da Universidade de Coimbra na qualificação das atividades económicas associadas ao setor, através da criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D e Inovação.

A Universidade de Coimbra pretende, deste modo, estimular a criação e difusão de processos inovadores nas pescas, na transformação e na comercialização dos produtos da pesca e da aquacultura, bem como promover a transferência de conhecimentos através de parcerias entre cientistas e empresas e associações do sector da pesca e aquicultura.

Através de projetos desenvolvidos no âmbito do UC MAR, a Universidade de Coimbra ambiciona implementar, junto da sociedade, o conhecimento e tecnologia adquiridos para fomentar, de uma forma sustentável, o desenvolvimento científico, económico, social e cultural, na área da Economia Azul e da Economia do Mar.

O LABORATÓRIO MAREFOZ

O Laboratório MAREFOZ – Laboratório do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra, tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável, científico, económico e social da região, através da transferência de resultados de I&D e da implementação do conceito de Economia Azul, explorando o potencial social e económico do mar.

A partir da Figueira da Foz, o Laboratório MAREFOZ procura aliar o trabalho de investigação da UC ao apoio às entidades publicas e privadas de desenvolvimento local e regional e ao tecido empresarial contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões e de Portugal, em virtude do reconhecimento da importância social e do valor económico do mar.

O Laboratório MAREFOZ possui uma estrutura laboratorial bem apetrechada e destinada ao processamento de amostras, ensaios experimentais, análises biológicas e análises químicas, encontrando-se equipado com sistemas de alta tecnologia (e.g. análise de parâmetros físico-químicos; análise de nutrientes; cromatografia líquida e gasosa, análise de carbono orgânico total, espectrometria de massa de relação de isótopo). Apresenta, assim, as condições necessárias ao desenvolvimento de projetos experimentais e à monitorização da qualidade ambiental de ecossistemas estuarinos e costeiros.

A sua Equipa de Investigadores integra o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, que foi classificado de “Excelente” nas várias avaliações realizadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) nos últimos anos.

Vocacionado para a Economia Azul, o Laboratório MAREFOZ trabalha em rede com outros centros de investigação nacionais e internacionais em programas científicos inovadores, além de desenvolver projetos próprios, vários em parceria com empresas e instituições.