Os mais lidos

“Operação Tampinhas” da Lipor já arrecadou 93 toneladas de tampas

lipor-tampinhas-essencia-ambient

“Um gesto. Duas causas”, esta é a máxima da “Operação Tampinhas”, promovida pela Lipor. O objetivo? Receber tampinhas de plástico, entregando-as para reciclagem e utilizando o valor de venda na doação de equipamentos médicos, ortopédicos ou similares a instituições e particulares. Nesta última fase da iniciativa, que decorreu entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021, acumulou-se cerca de 93 toneladas, que dá um total de cerca de 40.000,00 € de receita, tendo sido contempladas 59 entidades – individuais e coletivas.

A INICIATIVA OPERAÇÃO TAMPINHAS DA LIPOR

A Operação Tampinhas nasceu em 2006. Desde então, a LIPOR já organizou 17 edições deste projeto, que se colmatam com um total de mais de 650 entidades, individuais e coletivas, e pessoas apoiadas em cerca de 600 mil euros em equipamentos.

Os números são impressionantes e advêm de um esforço coletivo por parte de escolas, municípios, cidadãos e empresas de separar tampas plásticas das suas embalagens, entregando-as, posteriormente, à LIPOR ou Câmaras Municipais associadas.

A iniciativa tem sido um verdadeiro sucesso. Desta forma, encontra-se aberta até 31 de dezembro, de 2022, a 18ª fase da “Operação Tampinhas”.

QUE TIPO DE TAMPINHAS PODEM SER ENTREGUES

As Tampinhas devem ser obrigatoriamente de plástico, preferencialmente de líquidos alimentares, como águas ou sumos. As mesmas têm de ser acondicionadas em embalagem transparente e limpa, por exemplo, garrafões de água, ou noutra embalagem aceite pela LIPOR, como os sacos de plástico transparentes.

Não são aceites tampas de cortiça, tampas de “jericans”, tampas de embalagens de produtos perigosos e de embalagens que contiveram tintas, vernizes ou gordura.

Para quantidades superiores a 1.000 kg (uma tonelada) a entrega deverá ser previamente marcada. Para quantidades inferiores, as tampinhas devem ser entregues à Lipor nos dias e horários estabelecidos.

É, assim, crucial que surjam mais programas que combinem aspetos como o defesa do ambiente e a sustentabilidade aliados à solidariedade, apoiando quem mais precisa. Faça parte, em prol de um futuro melhor para todos.

Também poderá gostar de ler...