De forma a sensibilizar a população para as problemáticas associadas ao mar surge o projeto “O Mar começa aqui”, uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa – ABAE que conta com a colaboração das Águas do Algarve e que desafia todas as escolas e autarquias do país.
Após a ocorrência de fenómenos de precipitação, muitos resíduos são conduzidos para os cursos naturais de água como lagos, lagoas, baías ou o mar, prejudicando quer os ecossistemas terrestres quer os ecossistemas marinhos.
Assim, “O Mar começa aqui” pretende compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, em geral, e da qualidade da água, educar para uma cidadania ativa, incitando os jovens a passar a mensagem, a toda a comunidade educativa, de que “tudo o que cai no chão vai parar ao mar”, estimular a criatividade dos alunos e implementar estratégias de cooperação entre escolas e autarquias para a promoção da sustentabilidade ambiental.
CONCRETIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA DO PROJETO NAS ESCOLAS
O objetivo primordial desta iniciativa passa por suscitar à comunidade escolar temas ao nível da sustentabilidade, como o tempo de degradação dos resíduos, a contaminação das linhas de água, a rede hidrográfica, a poluição marinha e o impacto da poluição das águas doces e salgadas nos diversos ecossistemas da Terra.
Como mote para esta campanha de sensibilização, deve ser criada uma imagem destinada a ser pintada junto de uma sarjeta ou sumidouros de águas pluviais, dentro da escola ou na sua envolvência. A escolha da imagem a ser pintada deve ser realizada através de um concurso interno em cada uma das escolas envolvidas na iniciativa. Caso a imagem seja validada as sarjetas dentro do recinto escolar ou no espaço exterior devem ser pintadas pelos alunos.
Para tal, as escolas envolvidas deverão explicar aos alunos a função, o funcionamento e as localizações das sarjetas e sumidouros existentes na freguesia onde se localiza a escola.
Até ao dia 15 de junho de 2021, podem ser submetidas as fotografias das pinturas finais das sarjetas. As melhores obras, realizadas a nível nacional, serão premiadas pela ABAE e pelas Águas do Algarve.