Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Novo símbolo nas embalagens de vidro fomenta sustentabilidade

feve-embalagens-de-vidro-sustentabilidade-essencia-do-ambiente

De forma a potenciar o uso cada vez mais frequente de embalagens com ecodesign, a FEVE – Federação Europeia de Vidro de Embalagem desenvolveu uma nova marca de embalagens de vidro com foco na sustentabilidade para o consumidor e para o ambiente e convida os produtores de bebidas e de alimentos a juntarem-se a esta iniciativa, com o intuito de promover hábitos, cada vez mais, sustentáveis.

Através do seu novo símbolo, que representa a sustentabilidade e a saúde, esta marca permite que os embaladores e retalhistas comuniquem os benefícios ambientais e de saúde para o consumidor, derivados da escolha de produtos feitos a partir de materiais sustentáveis.

MARCA DISPONÍVEL PARA USO EM ALIMENTOS, BEBIDAS EM VIDRO, PRODUTOS FARMACÊUTICOS, PERFUMARIAS E COSMÉTICOS

Desenvolvida por um conjunto de designers e consumidores, que elegeram o logótipo final, cada elemento representa o compromisso assumido na escolha do vidro. Desta forma, ajuda a proteger e preservar a qualidade do produto e a saúde das pessoas que o utilizam e é extramente benefício, pois o seu uso está a contribuir para um caminho futuro ativo em matéria de sustentabilidade.

Michel Giannuzzi, Presidente da FEVE, destaca que “este símbolo revela o primeiro marco na nossa jornada para trabalhar junto dos clientes e marcas, com o objetivo de fornecer soluções de embalagem que atendam a um foco crescente de sustentabilidade dos consumidores.” Salientando, “o nosso objetivo final é que os consumidores de toda a Europa vejam esta nova marca e saibam que a sua escolha de vidro significa a criação de um futuro mais sustentável.”

O lançamento da nova marca veio demonstrar que não são apenas os europeus que estão preocupados com os impactos ambientais das embalagens. Por todo o mundo a comunidade considera o vidro a forma de embalagem mais segura, saudável e ecológica.

Bonduelle, líder da indústria de alimentos à base de plantas, refere que “este novo símbolo será uma ferramenta útil para coordenar os esforços da marca com os dos nossos fornecedores de embalagens, reunindo as preocupações da empresa e do público para se comprometerem totalmente com a sustentabilidade.”

UM COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE

Esta nova marca é o mais recente projeto numa série de iniciativas que a indústria do vidro de embalagem tem vindo a desenvolver associadas aos temas em volta da sustentabilidade. Em março de 2020, lançou o “Forno do Futuro”, o primeiro forno híbrido de grande escala a oxi-fuel, que ao funcionar com 80% de energia renovável, irá permitir reduzir as emissões de dióxido de carbono em 50%. Três meses depois, em junho, lançou o projeto “Close the Glass Loop”, uma plataforma que reúne toda a cadeia de valor das embalagens de vidro, com o objetivo de recolher 90% das embalagens de vidro usadas até 2030, para a reciclagem.

São iniciativas como esta que vêm demonstrar como é possível proteger o ambiente e, ao mesmo tempo, a nossa saúde. O compromisso com este selo faz com que as empresas se sintam parte integrante para solucionar as graves problemáticas do planeta.