A NOVA FCSH viu aprovada a sua candidatura para o plano de Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo do qual vai melhorar a sustentabilidade do edifício Colégio Almada Negreiros através de um financiamento de quase 5 milhões de euros.
SUSTENTABILIDADE É UMA PRIORIDADE DA NOVA FCSH
Trata-se de um programa governamental apoiado por fundos europeus que visa implementar um conjunto de reformas destinadas a repor o crescimento económico sustentado após a pandemia, reforçando o objetivo de convergência com a Europa, ao longo da próxima década. “A distinção prestigia-nos e sem dúvida vem ao encontro de todos os objetivos na área da sustentabilidade definidos pela própria Faculdade”, destaca Rui Pedro Julião, Subdiretor para a Inovação, Criação de Valor e Desenvolvimento dos Campi. “Já estamos na fase em que vamos iniciar os concursos para o projeto”, que se enquadra também no Plano Nacional de Energia e Clima 2030.
“As intervenções em edifícios, visando a sua sustentabilidade e reabilitação energética, encontram-se entre as medidas com maior efeito multiplicador da economia”, defende o docente. “Reabilitar e tornar os edifícios energeticamente mais eficientes potencia o alcance de múltiplos objetivos, designadamente a melhoria dos níveis de conforto para os utilizadores, a melhoria da qualidade do ar interior, a extensão da vida útil do edificado e a redução da fatura energética. Em resultado, também a redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE)”.
Como principais medidas a implementar até 2025, data limite para a aplicação do PPR, contam-se a montagem de painéis solares para produção de energia elétrica em regime de autoconsumo, a instalação de sistemas AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) por equipamentos mais eficazes geridos centralmente para maior poupança, a substituição de vãos envidraçados, troca de dispositivos hídricos por outros mais eficientes com montagem de sistemas de aproveitamento de águas pluviais e substituição de luminárias no interior e fachada do Colégio. “Em concreto, pretende-se que o conjunto de medidas possa reduzir pelo menos 30% do consumo de energia primária do Colégio Almada Negreiros e contribuir para a redução de 20% do consumo de água”, estima o professor.
A candidatura ao PPR é apenas mais um dos aspetos do investimento da NOVA FCSH em questões relacionadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A NOVA foi, ainda, a primeira instituição de Ensino Superior nacional a ter uma Pró-Reitora para a área da sustentabilidade.