No dia em que se comemorou o Dia Mundial da Floresta e o Dia Mundial da Árvore, 21 de março, a NOVA FCSH – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa promoveu o Dia da Sustentabilidade com um conjunto de iniciativas que pretenderam consciencializar para a proteção do meio ambiente.
O programa incluiu atividades práticas e lúdicas, alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como um programa cultural que sensibilizou para a prática da arte de forma sustentável. Esta foi uma iniciativa enquadrada no projeto NOVA FCSH ECO CAMPUS, iniciado em 2018, que tem desenvolvido práticas com vista à proteção ambiental.
PROGRAMA DA NOVA FCSH NO DIA DA SUSTENTABILIDADE
O dia iniciou-se, no Campus da Avenida de Berna, com uma sessão de abertura a cargo do Professor Luís Baptista, Diretor da NOVA FCSH, e do Professor Rui Pedro Julião, Subdiretor para a “Inovação, Criação de Valor e Desenvolvimento dos Campi”.
Num segundo momento, decorreu uma Mesa-Redonda que criou o espaço de discussão para o tema da “Sustentabilidade, Globalização e Humanidade”, e que contou com a moderação da Professora Maria José Roxo, do Departamento de Geografia e Planeamento Regional e Coordenadora do Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável.
Os participantes contaram com uma apresentação dos projetos de Investigação da NOVA FCSH no âmbito da sustentabilidade, com a moderação da Professora Iva Pires, do Departamento de Sociologia e Coordenadora do Doutoramento em Ecologia Humana e com uma Mesa-Redonda moderada pela Professora Ana Santos Pinto, Subdiretora Adjunta para as Relações Institucionais e Inclusão Social, com o tema “Sustentabilidade e a Intervenção Humana”. A Associação de Estudantes da NOVA FCSH (AEFCSH) fez também uma curta apresentação na parte da tarde.
No exterior, realizou-se a “Feira de Trocas”, onde vários itens dos Perdidos & Achados puderam ser adquiridos em troca de bens alimentares, que serão entregues ao Banco Alimentar Contra a Fome; a plantação de uma árvore com a colaboração da Associação Plantar Uma Árvore; o Workshop “Compostagem” realizado em parceria com a iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, Lisboa a Compostar, e diversas atividades físicas em colaboração com a NOVA Desporto.
No Dia da Sustentabilidade foi, ainda, hasteada a Bandeira Verde, reconhecimento da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) do trabalho desenvolvido pela comunidade académica em prol de uma faculdade preocupada com a sustentabilidade.
No âmbito cultural, o artista plástico, Tiago Hesp, promoveu um workshop de Graffiti com recurso a sprays ecológicos e não poluentes e, desta forma, foi inaugurado um mural de arte urbana pela artista plástica Joana Pitanga, inspirado no ODS 13 – Ação Climática. A artista explora a área da Street e Mural Art, Design, ilustração e formação, sempre com uma grande preocupação em abordar questões ambientais e temáticas que suscitam a reflexão.
Além disso, de 21 a 24 de março, o átrio da Biblioteca Vitorino Magalhães Godinho, no Colégio Almada Negreiros, recebe uma exposição de cartazes intitulada “Desconstruindo os ODS”na NOVA FCSH.
Uma excelente iniciativa da NOVA FCSH que reforça, assim, o seu compromisso claro com as boas práticas ambientais e sustentáveis.