Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Encontrada nova espécie de morcego em Portugal

nova-espécie-de-morcego-essencia-ambiente

Morcego-de-bigodes de Alcathoe é o nome da mais recente espécie de morcego encontrada em Portugal, no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Esta espécie foi descoberta por um grupo de investigadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (Cibio-InBio)da Universidade do Porto, no âmbito dos projetos EnvMetaGen e PORBIOTA, uma iniciativa que pretende promover a construção de uma biblioteca de “códigos de barras” de ADN, focada essencialmente em animais invertebrados e que inclui até à data, quase todos os morcegos portugueses. 

A partir de um “código de barras”, os investigadores sequenciaram o ADN de 26 espécies de morcegos, existentes em Portugal. O “código de barras” permitiu a análise do ADN de diferentes espécies, de modo a serem distinguidas.  

De acordo com os investigadores, o ADN do morcego capturado no Gerês corresponde à espécie Myotis Alcathoe, cuja presença em Portugal era até agora desconhecida, ainda que o indivíduo que permitiu a sua descoberta, tenha sido capturado em 2005, no Parque Nacional da Peneda-Gerês. No entanto, à época, os investigadores registaram-no como sendo da espécie Mystosis Mystacinus, devido à presença de caraterísticas muito semelhantes à espécie. 

MORCEGO-DE-BIGODES DE ALCATHOE DESENVOLVE-SE POR TODA A EUROPA

Até então, esta espécie de morcego tinha sido identificada, em 2001, na Grécia e na Hungria. Apesar de terem descoberto recentemente esta espécie em Portugal, os investigadores acreditam que esta nova espécie se tem vindo a desenvolver um pouco por toda a Europa. Em Portugal, distribuem-se, essencialmente, pela região Norte, em locais com florestas maduras e atravessadas por rios.  

A construção desta biblioteca de “códigos de barras” de ADN, procura ser uma ferramenta essencial para a monitorização da biodiversidade a longo prazo e em larga escala, na Península Ibérica e em todo o mundo para a descoberta de novas espécies.