Com o objetivo de mudar mentalidades e demonstrar que é possível transformar desperdícios alimentares em produtos foi criada a [not]leather. Uma marca que se caracteriza pela criação de porta-cartões feitos à base de materiais semelhantes ao couro, em termos de durabilidade e aspeto, contudo são ambientalmente sustentáveis, ecológicos e não são de origem animal.
Para a criação destes porta-cartões são utilizados restos de fruta que são transformados num material semelhante ao couro e que permite a criação destas peças úteis para o quotidiano da população.
De acordo com a entidade, os porta-cartões são desenvolvidos à base de desperdício de manga e “apresentam semelhanças do couro animal, ficando-se apenas pelas semelhanças visuais. O cheiro e toque são únicos.”
Os porta-cartões 100% vegan são feitos à mão, tornando cada peça única e personalizada. O porta-cartão castanho foi batizado de Crato, terra Natal da Madrinha do projeto e o de cor creme batizado de Pinheiral. Estes designs completamente inovadores e sustentáveis podem ser encontrados na dimensão 11 por 7 centímetros.
A [not]leather afirma que “a partir de restos de frutas, obtém-se um material semelhante ao couro, ecologicamente correto e amigo dos animais. O desperdício de alimentos pode ser usado de forma positiva.”
Este é apenas um exemplo de um projeto completamente inovador e sustentável em prol da sustentabilidade ambiental do planeta. São necessários mais projetos como este para mitigarmos as problemáticas atuais do planeta.