Com o objetivo de neutralizar os gases libertados pelos veículos automóveis e outras substâncias nocivas, a Nestlé Professional, através da marca Buondi, está a renovar as esplanadas dotando-as de guarda-sóis que tornam o ar mais limpo.
Uma estratégia sustentável fruto da parceria da Nestlé Professional com a Ezpeleta, com recurso a nanotecnologia. Assim, foi criado um tecido impregnado de água e dióxido de titânio que ao receber os raios solares ativa uma espécie de fotossíntese e limpa o ar de substâncias nocivas. A sua ativação é, igualmente, eficaz em dias nublados.
GUARDA-SÓIS SUSTENTÁVEIS ESPALHADOS POR PORTUGAL
Cada um dos guarda-sóis colocados absorverá a mesma quantidade de gases contaminantes que é produzida por um carro a diesel que percorra, anualmente, 20.000 kms. Nos últimos meses, a sua aplicação tem sido estendida às restantes marcas de café da Nestlé Professional: Sical, Christina e Tofa, pelo que foram já colocadas cerca de 3.500 unidades em esplanadas de norte a sul do país.
Para João Graça, Marketing Manager da Nestlé Professional, “criar alianças com os nossos fornecedores estratégicos e clientes é, para nós, um pilar fundamental e por isso dedicamos os nossos esforços à inovação. Com ações como esta, queremos estar cada dia mais próximos do nosso objetivo de nos tornarmos uma referência ativa em sustentabilidade para o grande setor profissional horeca”. Salientando, “esta é mais uma iniciativa que visa promover uma cadeia de valor responsável, que inclui a sensibilização dos seus clientes para a sustentabilidade, empreendendo iniciativas que favoreçam o bem-estar de todos”.
INCORPORAÇÃO DE PLÁSTICO RECICLADO NAS CADEIRAS E TAMPOS DAS MESAS
Mas as práticas sustentáveis não ficam por aqui. As cadeiras das marcas Nestlé são, agora, feitas a partir de mais de 40 toneladas de plástico reciclado e as mesas, mais propriamente os tampos, a partir de cerca de 25 toneladas de plástico reciclado. Com esta mudança, a Nestlé Professional deixou de comprar mais de 45,5 toneladas de material não reciclável.
Também nos canais de retalho, os materiais de marca Buondi e Sical já são 100% produzidos com material reciclável e 90% com materiais com certificação FSC – Forest Stewardship Council, entidade de certificação florestal de âmbito internacional.
Um projeto já distinguido com o primeiro lugar no Prémio de Sustentabilidade Nestlé para fornecedores, que se destacou pelo seu pioneirismo e por apresentar um efeito de escala benéfica para o ambiente. Uma excelente iniciativa a seguir que tem como objetivo melhorar os seus indicadores ambientais, cumprindo o objetivo de proteger os recursos para as gerações futuras, garantindo, assim, a sustentabilidade ambiental do planeta.