Com o objetivo de desencadear ações construtivas face aos desafios das alterações climáticas, as XXX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental da ASPEA trouxeram até às Caldas da Rainha “O Mural do Clima”. Esta ação foi criada no final de 2018, pela Associação francesa “O Mural do Clima”, pelo seu Fundador Cédric Ringenbach, com o objetivo de envolver todos os indivíduos e organizações na transição sustentável, permitindo a rápida divulgação de uma compreensão partilhada do desafio das alterações climáticas. Esta ação de educação e sensibilização ambiental é realizada em mais de 40 países, adequada a todos os públicos, desde jovens a adultos.
COMO FUNCIONA “O MURAL DO CLIMA”
Visando sensibilizar e aumentar o conhecimento sobre as causas e consequências das alterações climáticas e a sua natureza sistémica, junto do maior número de pessoas possível no mundo, este workshop científico promove a reflexão ao criar uma ligação com cartas, durante um jogo de cerca de 3h.
Assim, numa primeira fase, um grupo de jogadores colaboram entre si para encontrar as relações de causa efeito entre as 42 cartas do jogo, que resultam do trabalho do IPCC – Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas, por exemplo sobre a concentração de CO2 na atmosfera, o derretimento de glaciares ou os sumidouros de carbono, sensivelmente com 1h30 de duração.
Seguidamente, nesta iniciativa há a parte da criatividade, chamada de “expressão”, onde existe a assimilação e coesão entre os participantes, face ao resultado das relações entre as cartas. Neste segundo passo, a atividade demora cerca de 30 minutos.
Por fim, há a partilha de emoções, com espaço para discussão sobre as pistas de ação, com sensivelmente 60 minutos de duração.
“O MURAL DO CLIMA” PROMOVE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO PLANETA
A ambição do projeto é criar uma cadeia de atores com crescimento exponencial para transmitir rapidamente esta pedagogia climática de qualidade e atingir o ponto de inflexão social, permitindo uma viragem para um mundo de baixo carbono.
A luta contra as alterações climáticas é um desafio global. As emissões de gases com efeito de estufa não param e a nossa capacidade de as reduzir dependerá da mobilização de todos.
Com dezenas de traduções e mais de 80 referenciais nacionais, “O Mural do Clima” continua a sua missão de sensibilizar o mundo para a divulgação deste conhecimento e dar origem à mesma mobilização exponencial em todo o mundo.
A eficácia desta ferramenta educativa e a sua licença de utilização facilitaram a sua divulgação exponencial, com uma duplicação do número de pessoas sensibilizadas a cada 5 meses. O uso do “O Mural do Clima” é aberto e gratuito quando executado por um facilitador voluntário em qualquer evento gratuito.
Para fins comerciais, ou num contexto corporativo interno, os direitos de utilização aplicam-se para financiar o desenvolvimento das atividades da Associação. Esta licença torna esta ferramenta acessível a todos e permite, também, que os profissionais a utilizem num contexto comercial para divulgar este conhecimento nas empresas.