Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Murais no Porto refletem a necessidade de recuperação da biodiversidade

murais-porto-biodiversidade-essencia-ambiente

Alertar para a importância da água, da energia e da biodiversidade são os grandes objetivos dos murais do Parque de Nova Sintra, localizado no Porto. Os mesmos estão integrados em ações de Educação Ambiental do programa Bandeira Azul e foram desenvolvidos por três artistas portuenses.

Desta forma, foi objetivo demonstrar como a sociedade encara os recursos naturais e se relaciona com a natureza, de forma a ser possível caminhar rumo a um planeta cada vez mais sustentável.

SIGNIFICADOS DOS MURAIS

A obra “Um Amanhã Melhor”, de Oaktree, retrata os cinco pilares da energia renovável: geotérmica, hidráulica, solar, eólica e biomassa. Assim, os painéis pretendem capturar a atenção com a beleza do mundo natural, enquanto reforçam a importância de apostar cada vez mais num futuro ecologicamente consciente.

Já o mural “Arca de Água”, de Hazul, pretende representar o ponto de interseção dos vários caminhos percorridos pelo fluxo da água e que, posteriormente, são distribuídos generosamente pelos diferentes eixos e direções. Sendo que a arca simboliza a equidade de acessos e o constante dar e receber.

Por fim, “O Nosso Planeta”, de Godmess, relembra a conetividade com a natureza para ser possível chegar-se a um valor sólido: a sustentabilidade do planeta.

Sob o tema “Recuperação da Biodiversidade” este projeto pretende sensibilizar para os riscos que a biodiversidade enfrenta se não forem adotados comportamentos ambientalmente responsáveis.