Com o objetivo de tornar “mais sustentável, saudável, justo e próximo o sistema de alimentação da cidade”, o Município do Porto apresentou recentemente o projeto “Good Food HUBs”. Sob o lema “Muda a tua alimentação. Transforma o mundo”, esta iniciativa está a ser implementada numa zona piloto da cidade, na Asprela.
Desta forma, o projeto procura aproximar os consumidores dos produtores e distribuidores que tenham certificação do modo biológico. Neste novo programa, a distribuição ou venda dos produtos biológicos vai ser feita junto a instituições da cidade, na zona da Asprela (local trabalho, residência ou estudo), onde, diariamente, circulam cerca de 60 mil pessoas e que conta com mais de 30 mil residentes.
SESSÃO DE LANÇAMENTO DO PROJETO “GOOD FOOD HUBS”
A sessão de lançamento do projeto foi realizada no auditório da UPTEC – Parque da Ciência e da Tecnologia da Universidade do Porto. Este evento contou com a participação do Vice-Presidente e Vereador do Ambiente e Transição Climática, Filipe Araújo, do Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, do Presidente da UPTEC e Vice-reitora, Joana Resende, do Diretor da FEUP, João Falcão e Cunha, da Diretora da FPCEUP, Luísa Faria, da Presidente do ISEP, Maria João Viamonte, do Presidente do Conselho de Administração da Universidade Portucalense, Armando Jorge Carvalho, e representantes das instituições parceiras.
Filipe Araújo reforça durante a sessão que “este projeto torna mais fácil o acesso a alimentos frescos, de qualidade, saudáveis, de proximidade e a preços justos, incentivando simultaneamente práticas agrícolas sustentáveis, de modo a proteger os solos, aumentar a biodiversidade e contribuir para a descarbonização da sociedade”.
“Reconhecendo as especificidades e potencialidades deste território encontramos na Asprela as condições ideais para testar uma rede piloto onde a transformação para um sistema alimentar mais saudável, sustentável e local no Porto pode ter lugar, tanto ao nível dos microconsumidores como nós, como ao nível dos macroconsumidores como as cantinas”, acrescenta Filipe Araújo.
No final da cerimónia, todos os participantes foram convidados a visitar o Mercado Good Food HUBs, à saída do auditório da UPTEC, onde podiam adquirir produtos certificados biológicos.
O Good Food Hubs é promovido pelo Município do Porto e reúne sete instituições (Universidade do Porto, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto-FEUP, Instituto Superior de Engenharia do Porto, Universidade Portucalense, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto-FADEUP, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto-FPCEUP e UPTEC), que asseguram espaços temporários (HUB) para a concretização da interação produtor-consumidor, com uma frequência quinzenal.
“GOOD FOOD HUBS” PROMOVE UMA GESTÃO SUSTENTÁVEL
O Good Food Hubs terá também uma aplicação “Good Food HUBs” que facilitará a gestão de encomendas e a comunicação entre consumidores e produtores/distribuidores. Embora esteja em desenvolvimento, já é possível aos interessados deixarem um contacto na plataforma. Para além disso, o Município irá criar uma dinâmica constante de eventos associados ao Good Food HUBs, em parceria com as instituições e organizações da Asprela, dinamização de workshops, palestras, conferências e outros eventos, assim como introduzir critérios de sustentabilidade nas cantinas universitárias daquela zona e potenciar o apoio de projetos de investigação associados ao sistema alimentar.
O projeto está também associado ao programa financiado pelo EEA Grants, Asprela + Sustentável, cujo trabalho passa por áreas como as comunidades de energia renovável, a mobilidade sustentável, a eficiência energética e a economia circular. essenciacompleta.pt/service/comunicacao-e-educacao-ambiental/ O objetivo é criar um laboratório vivo de descarbonização naquela zona da cidade.
Um exemplo de Município a seguir de forma a ser possível reduzir o desperdício alimentar. Além deste projeto, o Município do Porto trabalha, igualmente, noutros projetos do mesmo âmbito, nomeadamente, – o “Embrulha“, a “Dose Certa” e o “FoodLoops”.