“Observation-based early-warning signals for a colapse of the Atlantic Meridional Overturning Circulation” é o estudo que vem alertar que um enfraquecimento da Circulação de Revolvimento Meridional do Atlântico – AMOC pode causar uma onda de temperaturas congelantes na Europa e na América do Norte. Além disso, pode elevar o nível do mar ao longo da costa leste dos Estados Unidos e interromper as monções sazonais que fornecem água para grande parte do mundo.
A AMOC é conjunto de correntes que transportam a água dos trópicos para o norte da Europa e, em seguida, enviam a água mais fria de volta ao sul ao longo do fundo do oceano.
CONSEQUÊNCIAS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
O estudo apresenta indicadores de alerta robustos e gerais para as próximas transições críticas. Sinais perigosos e significativos encontrados em oito índices AMOC independentes, com base em dados observacionais de temperatura da superfície do mar e salinidade de toda a bacia do Oceano Atlântico.
De acordo com a investigação, um colapso do atual modo forte para o fraco teria impactos severos no sistema climático global e noutros componentes do sistema terrestre multiestável.
Apesar do estudo indicar um enfraquecimento gradual durante as últimas décadas, as estimativas do ponto de transição crítico permanecem incertas. É tempo de tomar medidas concretas que preservem o ambiente. Só com educação ambiental e com um esforço de todos é que conseguimos salvar o planeta.