Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Migração das solhas – UC Mar

Filipe Martinho, Investigador UC MAR Universidade de Coimbra, foi nosso convidado na rúbrica Essência do Ambiente, no Porto Canal. Em destaque esteve o projeto MYTAG que estuda migrações do ciclo de vida da solha-das-pedras (Platichthys flesus) ao longo do gradiente entre o mar, o estuário e o rio em Portugal.

Um projeto que tem como objetivo a reconstrução de migrações e alterações ontogénicas de nicho em peixes marinhos, demonstrando a plasticidade das suas estratégias de vida.

A equipa de investigadores utiliza diferentes abordagens: amostragem de larvas e juvenis nos estuários do Mondego e do Douro, marcação de adultos com marcas externas amarelas (t-bar) que permitem a sua identificação individual, e o desenvolvimento de sistemas robóticos para seguimento de solhas marcadas com marcas acústicas. Assim, em laboratório e no terreno, é possível determinar os efeitos no comportamento, na condição e na sobrevivência das solhas.

Atualmente, a principal inovação do MYTAG passa pela colocação de marcas acústicas que são seguidas por veículos robóticos não tripulados. Estes veículos captam os sinais emitidos pelas marcas, permitindo, assim, avaliar os padrões de utilização do habitat e as migrações reprodutivas ao longo da costa.

Uma iniciativa que, até ao momento, marcou cerca de 300 solhas, com uma taxa de recaptura de cerca de 8%.

A nossa rúbrica…

Não basta ter valor. É necessário comunicar valor. E o valor ambiental das marcas portuguesas é muito elevado, mas ainda muito pouco conhecido, por isso, ao longo dos próximos meses vamos dar palco e voz a projetos e práticas sustentáveis, contribuindo para a consciencialização e para a mudança comportamental.

Fiquem atentos!

[vc_btn title=”Restantes emissões” color=”success” link=”url:https%3A%2F%2Fessenciadoambiente.pt%2Fporto-canal%2F”]