Com o objetivo de proteger o ambiente ao evitar o excesso de produção de materiais e apelando à reutilização e à reciclagem, o Município de Melgaço promove a Melgaço Vintage, uma feira de antiguidades, velharias, artesanato e artigos em segunda mão.
Esta ação, para além de dinamizar o comércio de rua procura ser um contributo chave para a sustentabilidade do planeta e do próprio orçamento familiar, alertando para a sensibilização da importância do colecionismo e da reciclagem.
Mudar comportamentos ao adotar abordagens mais sustentáveis é o equilíbrio que esta iniciativa procura estabelecer, de forma a não desperdiçar materiais e a proteger o meio ambiente.
“É extremamente importante promover iniciativas que possam criar algum impacto na vida económica local, aumentando a oferta cultural. Para além da sua vertente comercial, constitui, também, uma vertente lúdica para a dinamização do concelho”, salienta o autarca de Melgaço, Manoel Batista. A venda de artigos usados proporciona “uma oportunidade para que particulares possam, em ambiente de convívio, encontrar produtos de baixo custo”, contextualiza.
Como participar
A Melgaço Vintage realiza-se ao segundo domingo de cada mês, no Largo Hermenegildo Solheiro. De outubro a março, no horário de inverno, das 10h00 às 17h00, e de abril a setembro, no horário de verão, das 09h00 às 18h00.
As inscrições estão disponíveis nos serviços online (Eventos) ou presencialmente no Balcão Único do Município. Mais informações www.cm-melgaco.pt.
Segundo a autarquia, a iniciativa decorrerá de acordo com todas as normas de segurança emanadas pela Direção Geral da Saúde: é obrigatório o uso de máscara de proteção individual para os expositores e para o público, a higienização das mãos e a distância de segurança.