Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Melgaço: “Pegada Zero” convidou ao turismo de natureza

melgaço-pegada-zero-essencia-ambiente

O destino de natureza mais radical de Portugal, Melgaço, convidou à descoberta do concelho durante o “Pegada Zero – Melgaço Minho Tourism Design Experience”.  Foram três dias recheados de atividades e experiências inovadoras com base nos recursos endógenos, autênticos e sustentáveis da região, envolvendo vários agentes locais. Nesta edição, Melgaço estreou, ainda, o documentário “Melgaço, Biodiversidade e Valores Naturais”.

O evento “Pegada Zero – Minho Tourism Design Experience” pretendeu destacar as potencialidades do concelho na vertente de turismo de natureza, envolvendo os agentes que atuam na região: empresas de animação, restauração, alojamento, comunidade local, entre outras; mas também objetivou que se desenvolvessem ações de sensibilização sobre a conservação da natureza, junto das comunidades intervenientes, assim como criar ou reforçar a relação das mesmas com o setor do turismo.

DOCUMENTÁRIO COM FOCO NO AMBIENTE E BIODIVERSIDADE

A edição deste ano ficou marcada pela estreia do documentário “Melgaço, Biodiversidade e Valores Naturais”, do realizador Miguel Arieira (Associação Ao Norte), realizado no âmbito do Plano Educacional para a Reserva da Biosfera do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos – POSEUR-03-2215-FC-000068.

O trabalho promove o Património Natural do concelho de Melgaço: as espécies mais emblemáticas de Fauna e Flora, a diversidade de habitats e as deslumbrantes paisagens. Destaque, ainda, para uma componente educacional, numa perspetiva de sensibilização para as questões relacionadas com a conservação destes valores naturais.

O património natural de Melgaço concede-lhe uma posição de destaque e contribui para que a região tenha todas as condições para a prática de atividades de turismo de natureza, não fosse o concelho estar situado na Área Protegida mais importante de Portugal, o Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), consagrado pela UNESCO Reserva Mundial da Biosfera.

Eventos que fazem parte de estratégias ambientalmente responsáveis, em prol da preservação e conservação do território e património natural.