Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Material inspirado na pele de camelo conserva comida e medicamentos

camelo-essencia-ambiente

Com o objetivo de desenvolver um material capaz de manter objetos refrigerados sem utilizar eletricidade, um grupo de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT criou um material inspirado na pele de camelo que ajuda a conservar comida e medicamentos.

A pelagem desta espécie atua como uma capa que protege o pelo do camelo do calor extremo e que permite que o suor evapore. O resultado é que o efeito de refrigeração dure mais tempo porque o camelo continua a suar, mas não na mesma proporção sem este isolamento. Em termos comparativos é exatamente aquilo que acontece com este material que se inspira nesta espécie animal. 

MATERIAL É DESENVOLVIDO À BASE DE HIDROGEL E GEL POROSO

Assim, o material criado atua com duas camadas. A primeira de hidrogel, composto na parte inferior, e a segunda desenvolvida com uma capa de gel poroso com silício por cima. O hidrogel é composto por 97% de água, que evapora quando há calor, fazendo com que a temperatura do gel desça.

Em testes laboratoriais, os investigadores puderam concluir que uma camada sem proteção de hidrogel perde toda a água em apenas 40 horas, numa temperatura de 30°C. Contudo, quando o material é coberto com a camada de gel poroso, este processo prolonga-se por 200 horas, exatamente com a mesma temperatura.

A análise deste estudo “Passive Sub-Ambient Cooling from a Transparent Evaporation-Insulation Bilayer” objetiva o armazenamento de alimentos e medicamentos para ajudar as populações que não têm acesso à rede elétrica. Contudo, este material ainda está em fase de teste e a sua produção, em larga escala, tem um custo bastante elevado, pelo que a investigação está a tentar encontrar formas de produzir hidrogel e gel poroso de forma mais fácil e económica.