Produzidos com componentes feitos à mão por artesãos certificados e unidades de produção artesanal certificadas em Portugal, os sapatos Dali Azores da marca Marita Moreno estão nomeados para o Green Product Award, sendo o único candidato português nomeado na categoria de produto. Trata-se de um concurso que distingue produtos e serviços sustentáveis e inovadores.
O Dali Azores apresenta-se como um sapato clássico, com o exterior em cortiça portuguesa e tecelagem artesanal e sola em borracha natural. Um sapato enriquecido pela sua inovação e alto teor tecnológico de cortiça e algodão.
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ALIADA À SUSTENTABILIDADE ECONÓMICA
Marita Moreno, Fundadora e Designer da marca, refere que “dado que temos um design impactante, usamos materiais novos e defendemos princípios de sustentabilidade e durabilidade do produto. Estamos constantemente à procura de formas de criar e produzir objetos de design que contem uma história da vida quotidiana, usando recursos endógenos locais e nacionais, artesanais e industriais.” Salientando, “os produtos sustentáveis têm de ter um design atrativo como qualquer outro produto, pois quando adquirimos um produto temos que nos identificar com ele visualmente, criar uma ligação emocional, gostar do que vemos e por isso quando aliamos um design atrativo com todas as caraterísticas da sustentabilidade, temos um produto ganhador.”
A marca Marita Moreno foi convidada pela organização do Green Product Award a realizar a candidatura e destaca que “foi motivante perceber que este sapato é um possível candidato a ganhar o Green Product Award na categoria de produto. Foi um orgulho perceber que fomos selecionados e nomeados para a segunda fase do prémio, como finalistas, pois este concurso permite grande visibilidade e reconhecimento do que fazemos em Portugal na área do design sustentável.”
Marita Moreno deixa, ainda, alguns conselhos às marcas que queiram apostar num caminho ambientalmente mais sustentável e responsável “acima de tudo sejam muito perseverantes, pois lançar uma marca sustentável e torná-la reconhecida no mercado requer paciência e demora anos.”
As votações para o Green Product Award decorrem até ao dia 31 de janeiro de 2021 e são abertas ao público. Os vencedores serão anunciados em março.
É, assim, determinante que a responsabilidade ambiental das empresas esteja alinhada com a consciencialização, a reflexão, a implementação e a comunicação. E através destes princípios caminhamos lado a lado para um futuro mais verde, equilibrado e limpo.