Com o objetivo de recuperar o património e requalificar o espaço público, os concelhos da Trofa e de Vila Nova de Famalicão celebram um protocolo de colaboração para dar uma nova vida às margens do Rio Ave. O mesmo prevê a elaboração de um Programa Estratégico e a realização de estudos técnicos em prol da valorização da natureza.
AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Esta requalificação das margens do Rio Ave pretende preservar a natureza ambiental e turística, bem como a memória identitária, estando a ser equacionada a possibilidade de construção de pontes pedonais.
A nova vida dada às margens do Rio Ave estabelece também a reabilitação de açudes, azenhas, moinhos e atravessamentos. O Programa Estratégico destas duas autarquias considera, ainda, o objetivo de lançar uma candidatura a fundos comunitários.
Excelentes iniciativas que ajudam na restauração da biodiversidade e dos ecossistemas do planeta. Se todos nos unirmos com estes pequenos gestos caminhamos para um futuro verdadeiramente mais sustentável, equilibrado e verde. Mas antes disso, é preciso ganhar consciência ambiental de que de facto o ambiente precisa de todos nós. Vamos refletir um pouco: SEREI MESMO VERDE?