Com o objetivo de alertar para a necessidade de valorizar os materiais e reintroduzi-los na economia, a Maiambiente arrancou com uma campanha de sensibilização direcionada às empresas do concelho da Maia. O projeto “Mais Valor, Menos Impacto” assume-se, assim, como uma iniciativa que pretende ajudar as empresas a valorizarem o potencial dos resíduos, de modo a contribuírem para uma economia mais circular.
“MAIS VALOR, MENOS IMPACTO” FOMENTA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Esta campanha de sensibilização no setor Não-Doméstico, com uma forte componente de educação ambiental, potencia uma mudança de comportamento transversal nas empresas: nos seus colaboradores, parceiros e clientes. Desta forma, pretende aumentar, significativamente, a perceção ambiental das empresas através de uma integração dos materiais em fim de vida nos corretos circuitos de deposição e recolha seletiva.
O projeto “Mais Valor, Menos Impacto” pode, deste modo, influenciar e promover a alteração de comportamentos em níveis distintos. Através da promoção de hábitos de separação de resíduos, no interior das instalações, os empresários terão a oportunidade de desviar para a reciclagem parte significativa dos resíduos, diminuindo a pegada ecológica das empresas.
No que diz respeito aos colaboradores, quando estes criam hábitos no seu quotidiano laboral de separação dos resíduos urbanos, adquirem esta prática e transportam-na para a vida pessoal e para as suas habitações.
Para os parceiros e stakeholders da empresa, esta servirá de exemplo de boas práticas. Ao observarem esta mudança de comportamento vão valorizar a empresa que a adotou, podendo, posteriormente, transpor essas boas práticas para o dia-a-dia da sua entidade.
Por fim, ao nível das próprias empresas que, ao começarem a olhar para os resíduos como matérias-primas, ficam mais predispostas a encontrarem soluções circulares para a valorização dos seus resíduos.
João Moreira, Gestor de Projetos e Operações na Maiambiente, afirma “há de facto um enorme potencial no que respeita aos novos modelos de negócios (circulares), de simbioses industriais, de estratégias colaborativas, mas há também um longo caminho a percorrer nesse sentido, nomeadamente ao nível da gestão de resíduos. Como se costuma dizer: “O caminho faz-se caminhando”!”
UM PROJETO DESTACADO PELO FUNDO AMBIENTAL
No total de 127 candidaturas apresentadas ao Fundo Ambiental, a campanha de sensibilização “Mais Valor, Menos Impacto” destacou-se, entre os 15 projetos selecionados, com uma classificação de mérito de 4,64 pontos, num máximo de 5, ficando, assim, entre os classificados, na posição de 7º lugar. A ação, no valor de 26.410,14€, vai contar com um cofinanciamento de 70% do Fundo Ambiental.
Este projeto, no âmbito da “Produção e Consumo Sustentáveis”, prevê uma abrangência total de 600 empresas localizadas na zona industrial da Maia I onde, atualmente, já existem dois circuitos de recolha dedicados às empresas, focados nos fluxos de Embalagens Plásticas/Metálicas, Papel/Cartão e Resíduos Indiferenciados.
Este projeto é um bom exemplo de uma iniciativa responsável e eficiente que pretende incrementar hábitos e mudanças sustentáveis que perdurem no tempo para estabelecer, cada vez mais, uma rotina eco-friendly.