Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Lusquinos: uma marca de calçado sustentável e biodegradável

lusquinos-calcado-sustentavel-essencia-ambiente

“Sem plástico. Nenhum metal. Sem compromisso”. Esta é o lema da Lusquinos uma marca de calçado que procura soluções para a criação de calçado sustentável e biodegradável, sem prescindir da qualidade e do design. O calçado Lusquinos é constituído apenas por materiais orgânicos, da sola ao cordão, com vista à redução da produção destes materiais.  

De acordo com a marca “estamos sempre à procura das melhores soluções, sempre como o foco na redução da nossa pegada carbónica. O nosso objetivo é contribuir para um mundo mais sustentável, oferecendo aos consumidores a oportunidade de optarem por calçado orgânico e com um menor impacto ambiental.”

MATERIAIS AMIGOS DO AMBIENTE

COURO BIODEGRADÁVEL

O couro é um componente importante nos produtos da Lusquinos. Seguindo a visão de impacto mínimo no nosso ecossistema, a marca adquire os couros na Europa, apenas por parceiros que se regem pelos mesmos princípios.

Desta forma, garantem que não há cultivos intensivos e proíbem qualquer uso de metais, como o cromo, comprometendo-se, assim, a não usar ​​corantes tóxicos no processo de bronzeamento.

MATERIAL À BASE DA ÁRVORE DA SERINGUEIRA

O crepe – um material orgânico sustentável produzido com a seiva extraída da árvore Seringueira (Hevea Brasiliensis) – é usado nas solas da marca.

Segundo a marca, o processo de criação das solas de crepe surgiu da ideia de produzir solas da mesma forma que os indígenas da América do Sul fazem. “Usamos apenas seiva extraída da árvore Hevea. Essas árvores crescem em florestas tropicais. A seiva é recolhida cortando finas tiras de casca da árvore e permitindo que a substância látex seja aproveitada. Uma colheita que não enfraquece a árvore, e, na verdade, a ajuda a florescer.”, revela a marca.

CORTIÇA NATURAL

A cortiça é um recurso 100% natural, biodegradável e renovável. É um dos materiais naturais mais sustentáveis ​​e versáteis do mundo. São por estas razões que a Lusquinos utiliza este material na conceção das suas solas.

“Cada vez que a cortiça é colhida, a casca da cortiça regenera-se. Os romanos eram conhecidos por serem os primeiros a usar a cortiça no calçado, para melhorar o conforto”, afirma a Lusquinos.

ALGODÃO ORGÂNICO E OUTRAS FIBRAS VEGETAIS

O algodão orgânico é geralmente definido como algodão cultivado organicamente em países subtropicais, como Índia, Turquia, China e partes dos EUA, a partir de plantas não geneticamente modificadas e sem o uso de produtos químicos agrícolas sintéticos, como fertilizantes ou pesticidas, além de os permitidos pela rotulagem orgânica certificada.

Como resultado, não prejudica a água, o solo ou o ar, e até é benéfico para o ambiente.

Além do algodão, a Lusquinos utiliza fibras de milho orgânico e kenaf para o desenvolvimento de palmilhas biodegradáveis.

Uma marca com preocupações verdadeiramente ambientais. Estas iniciativas fazem a diferença na qualidade de vida tanto da população como para o ambiente. São precisas mais ações como estas para que todos – cidadãos, empresas e instituições – possam dizer “SOMOS VERDES”.