Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

LIVINGRIVER promove a conservação de rios e ribeiros

livingriver-rio-sustentabilidade-essencia-ambiente

Com o objetivo de alertar a sociedade para a inevitabilidade de cuidar e proteger os rios e ribeiros, não só pela sua inquestionável importância ambiental e ecológica, mas também pelo seu elevado valor histórico, social e cultural foi criado o LIVINGRIVER. Uma iniciativa ambiental destinada à comunidade escolar, mas aberta à população em geral, liderada pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental – ASPEA.

Trata-se de um projeto internacional, apoiado e financiado pelo Programa Erasmus +, no âmbito da Ação-chave 2, setor da Educação Escolar (KA201), com uma bolsa de 434 701,00 €, pelo período de 2018-2021.

OBJETIVOS DO LIVINGRIVER

O projeto LIVINGRIVER vem reforçar as aptidões e competências da população, de forma a promover iniciativas que contribuam para a melhoria das condições ambientais, ecológicas e sociais dos rios e dos seus ecossistemas, recorrendo a recursos e ferramentas que se baseiem em investigações científicas para uma ação de ciência cidadã global informada.

O LIVINGRIVER tem como intuito melhorar a ecoalfabetização por meio de pesquisas e disseminação de conhecimentos sobre os ecossistemas ribeirinhos, promovendo hábitos positivos e responsáveis e fomentar o voluntariado ambiental através de pesquisas e inovações responsáveis, envolvendo alunos, professores e funcionários de instituições de Ensino Superior.

Tem como meta estimular os cidadãos na proteção dos ecossistemas aquáticos através da consciencialização e do conhecimento. Além disso, visa sensibilizar, melhorar aptidões e competências e fomentar iniciativas para alcançar rios mais sustentáveis ​​e saudáveis, desenvolvendo e divulgando recursos e ferramentas que recorram à investigação científica para uma ação global bem informada.

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROJETO

Este projeto também se desenrola através da produção de diversos conteúdos pedagógicos como o e-book “Life in streams and their riparian areas”. Desenvolvido no sentido de ser utilizado por professores e alunos do Ensino Secundário para o trabalho da temática da conservação dos rios e ribeiras, este livro contém cinco capítulos teóricos incluindo temas como “A vida dos rios e ribeiras”, “O património cultural e as memórias relacionadas aos rios”, “O impacto da Educação Ambiental nos ecossistemas ribeirinhos”, “O impacto da ação humana nos rios e ribeiras e rios saudáveis” e os “Solos saudáveis”.

Através da educação aberta e inovadora do projeto com recurso ao ensino e aprendizagem digital, serão produzidos métodos, desenvolvendo ferramentas TIC a serem utilizadas por alunos e comunidades locais para criar e analisar dados relativos à saúde dos riachos. Os métodos e conhecimentos de investigação científica serão fundamentais para envolver os alunos numa investigação prática e significativa no seu próprio ambiente, contribuindo amplamente para prevenir e combater o abandono escolar precoce.

O projeto contém, ainda, uma Plataforma de Georreferenciação que inclui um dashboard onde se podem ver os resultados da implementação da Metodologia de Decomposição Foliar, realizadas pelas escolas associadas do projeto, nomeadamente o índice de qualidade de água.

Além da ASPEA, o projeto tem como parceiros a Universidade de Coimbra e a Universidade Nova de Lisboa, a Agentia Metropolita de Brasov Pentru Dezvoltare Durabila Brasov Asociatia, na Roménia, a Asociacion para a Defensa Ecolóxica de Galiza e o Instituto de Educación Secundaria Ribeira do Louro, em Espanha, e a Balikesir University, na Turquia.