Procurar
Close this search box.

LIFE AskREACH e Zero testam artigos para perceber se têm substâncias perigosas

substancias-perigosas-zero-essencia-ambiente

A Life AskREACH, projeto da qual a Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável faz parte, testou novamente alguns artigos com o intuito de perceber se os mesmos continham algum tipo de substância química. Ao longo do 2º trimestre, de 2022, foram examinados por um laboratório certificado cerca de 106 artigos, com origem de 13 países europeus, incluindo Portugal.

Dos artigos examinados, um terço continha pelo menos uma substância química preocupante e 10 continham estas substâncias num valor acima dos 0,1%. O que significa que “um conjunto significativo de artigos disponíveis no mercado europeu ainda contém substâncias que podem ter impacto negativo na saúde humana e no ambiente”, refere a Associação Zero.

PERIGO DAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS ENCONTRADAS

As substâncias encontradas podem ter graves consequências, uma vez que são cancerígenas, bioacumulativas e estas podem, ainda, interferir com o sistema hormonal.

Relativamente aos produtos de origem portuguesa, dos 16 analisados apenas cinco dos produtos responderam aos pedidos de informação. De todos os artigos nenhum deles continha substância de elevada preocupação com uma percentagem acima dos 0,1%.

Comparativamente às análises anteriormente desenvolvidas, já se notam algumas melhorias, contudo, ainda não são suficientes.

É essencial que o consumidor tenha conhecimento se o produto que está a pensar comprar tem presente na sua composição alguma substância química preocupante. Por isso, foi criada uma lista onde estão explicitas substâncias químicas cancerígenas, mutagénicas, tóxicas para a reprodução, persistentes, entre outras.

Esta pode ser facilmente encontrada na app Scan4Chem, que é atualizada regularmente, contendo de momento cerca de 223 substâncias. É urgente que todos tenham conhecimento deste tipo de comunicação para ser possível caminharmos num sentido mais verde, ecológico e equilibrado.