Procurar
Close this search box.

Lidl investe em estratégia climática com metas ambiciosas

lidl-emissoes-sustentabilidade-essencia-ambiente

Com o objetivo de dar passos largos na sustentabilidade ambiental do planeta, o Lidl Portugal reforça o seu compromisso de proteção climática com a criação de uma estratégia baseada na metodologia da iniciativa Science Based Targets (SBTi). Pretende, desta forma, ser um contributo importante para que seja alcançada a meta do Acordo Climático de Paris, que limita o aquecimento global em 1,5 graus centígrados.

Em linha com a visão do Lidl Internacional, em Portugal procura-se, em primeiro lugar, evitar as emissões de gases, de seguida reduzi-las e, por último, compensá-las na ausência de outra opção.

Dessa forma, o Lidl Internacional compromete-se a reduzir as suas emissões, a nível operacional, em 80%, sendo que o Lidl Portugal apoiará este objetivo internacional com uma redução das suas emissões em pelo menos 70%. Um compromisso ambicioso, que embora seja diferente a nível internacional, assume uma postura de muito trabalho e consciência. Em Portugal, o Lidl já tem vindo a fazer esforços com a passagem para 100% de eletricidade proveniente de fontes renováveis, contribuindo, desta forma, para a neutralidade carbónica.

METAS AMBICIOSAS DO LIDL

Embora o retalhista já tivesse feito a transição para eletricidade 100% verde, em todos os seus edifícios, o Lidl tem, igualmente, investido na instalação de painéis fotovoltaicos nas lojas e na sede, de forma a evitar a libertação de dióxido de carbono, em resultado da produção de energia elétrica renovável.

Objetivos que serão possíveis de cumprir, uma vez que a empresa desenvolveu um plano de ação como parte da sua estratégia climática, abordando as emissões diretas dos produtos e as indiretas geradas na cadeia de valor. Assim, os fornecedores do retalhista também se deverão adaptar e estabelecer metas climáticas segundo a nova metodologia, assente na Science Based Targets, pois são responsáveis por 75% das emissões relacionadas com os produtos.