Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Lançamento dos livros: “Cidades Lixo Zero” e “Pedagogia da Autonomia e Escolas Lixo Zero”

lancamento-livros-essencia-ambiente

A loja Maria Granel, em Campo de Ourique, Lisboa, foi palco do lançamento dos livros “Cidades Lixo Zero” e “Pedagogia da Autonomia e Escolas Lixo Zero”, no dia 4 de novembro.  O autor Rodrigo Sabatini esteve presente no evento para autografar as obras e conversar com o público. 

“Cidades Lixo Zero” é uma obra provocatória que apresenta o Modelo Lixo Zero Brasileiro de gestão de resíduos sólidos urbanos. O livro propõe que a partir da gestão de resíduos seja inaugurado um processo virtuoso de transformação da sociedade. Após apresentar o Conceito Lixo Zero e os argumentos pelos quais as cidades devem adotá-lo, o texto constrói-se a partir dos exemplos brasileiros e mundiais já existentes. O livro enfatiza a importância da educação ambiental e da mobilização social para a consciencialização da população em relação à importância da gestão de resíduos e para a adoção de práticas mais sustentáveis.

Já a “Pedagogia da Autonomia e Escolas Lixo Zero” é uma obra que apresenta uma metodologia inovadora para a redução de resíduos e a promoção da sustentabilidade ambiental nas escolas. Escrito por Rodrigo Sabatini, Fabiana Nogueira e Vilja Colliander, o livro traz em 250 páginas depoimentos e experiências dos professores, aplicando a pedagogia do educador Paulo Freire ao conceito lixo zero na sociedade contemporânea. A obra sugere práticas e hábitos com a adoção do lixo zero e traz, em detalhe, a transformação social e ecológica que aconteceu na escola Aldo Câmara da Silva, que conta com a participação de toda a comunidade escolar, especialmente, dos estudantes, os protagonistas de todo o trabalho.

LITERACIA EM PROL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O evento foi uma oportunidade única para conhecer mais sobre o conceito Lixo Zero e a metodologia inovadora para a redução de resíduos e a promoção da sustentabilidade ambiental nas escolas.

Rodrigo Sabatini é Presidente do Instituto Lixo Zero Brasil – ILZB, Membro do Conselho da Zero Waste International Alliance – ZWIA, Fundador e Mentor do Movimento Zero Waste Youth. Especialista em gestão de comunidades e uma das figuras mais destacadas do movimento internacional Lixo Zero. 

A sessão contou, ainda, com a intervenção da professora e bióloga Margarida Zoccoli, do Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, uma das grandes motivadoras e responsáveis pela introdução em Portugal desta metodologia aplicada às escolas.