Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Jovens portugueses preferem comprar smartphones recondicionados

telemovel-recondicionado-essencia-ambiente

Os jovens portugueses têm mais consciência para as alternativas de consumo mais sustentáveis no que diz respeito a dispositivos eletrónicos, nomeadamente a compra de smartphones recondicionados. Esta é a conclusão de um estudo recente desenvolvido pela Swappie, empresa líder europeia de compra e venda de iPhones, e conduzido pela empresa de estudos de mercado, Kantar.

O mesmo revela que os jovens entre os 18 e os 34 anos fazem parte da faixa etária mais predisposta a comprar smartphones recondicionados. 72% afirmou que consideraria comprar um smartphone online e 46% consideraria vender o seu antigo smartphone numa loja física ou online.

FATORES QUE LEVAM OS JOVENS A PREFERIREM SMARTPHONES RECONDICIONADOS

As principais razões que levam os jovens portugueses a apostarem em aparelhos recondicionados são: a qualidade, a garantia e por serem mais baratos.

A responsável pela Swappie no mercado português, Luísa Vasconcelos e Sousa, refere que “a sustentabilidade do planeta é uma preocupação que já começa a estar presente na sociedade e, felizmente, cada vez mais pessoas procuram contribuir para a economia circular e combater desperdícios e produção em massa de qualquer tipo. Ver que os jovens, o futuro da nossa sociedade, estão mais predispostos a adotar hábitos de consumo sustentáveis leva-nos a crer que estamos no caminho certo e que é crucial continuarmos a educar para uma correta reciclagem dos materiais, bem como para o impacto ambiental que temos no ambiente.” Salientando que “esta adoção de hábitos de compra e comportamentos cada vez mais conscientes, responsáveis e ecológicos por parte dos jovens é, sem sombra de dúvida, o primeiro passo para um mundo cada vez mais sustentável”.

RAZÕES PARA ADQUIRIR SMARTPHONES RECONDICIONADOS

A produção de smartphones é uma das mais poluentes, já que são necessários materiais como o lítio, o tântalo e o cobalto, bem como metais raros, nomeadamente a platina. A extração deste tipo de materiais de forma abusiva pode levar à contaminação dos solos e também da água.

Seja amigo do ambiente e contribua para a adoção de hábitos de compra cada vez mais sustentáveis e económicos, reduzindo o impacto ambiental.  Todos temos um papel a desempenhar na proteção do planeta. Faça parte!