Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

José Maria da Fonseca é o primeiro produtor com certificação FAIR’N GREEN

vinho-certificacao-ambiental-jose-maria-fonseca-essencia-ambiente

A José Maria da Fonseca é o primeiro produtor de vinho português com certificação em sustentabilidade FAIR’N GREEN, com um dos seus vinhos mais emblemáticos: o Periquita Reserva. Com cerca de 1 milhão de litros de produção anual, este vinho é vendido no mercado interno no canal Horeca, mas também é exportado para vários países.

António Soares Franco, Presidente da José Maria da Fonseca, refere que a “sustentabilidade faz parte do DNA da José Maria da Fonseca há várias décadas. Por ser uma empresa de 7 gerações, vemos a sustentabilidade como a única forma de as próximas gerações da família terem uma empresa viável e gerida com responsabilidade nas áreas do ambiente, social e económica.” Salientando que “com base na nossa filosofia como empresa, era lógico expandirmos para uma certificação de sustentabilidade holística, que nos ajuda a melhorar sistematicamente ao longo do tempo”.

EM QUE CONSISTE A CERTIFICAÇÃO FAIR’N GREEN

Fundado em 2013, o FAIR’N GREEN foi desenvolvido como um sistema para ajudar os viticultores a tornarem-se mais sustentáveis ​​ao longo do tempo. A certificação consiste num conjunto de cerca de 200 critérios que avaliam o desempenho de sustentabilidade da empresa em todas as áreas de sustentabilidade. Cada empresa recebe um relatório de gestão de sustentabilidade e um relatório da pegada ambiental. Todos os integrantes são, ainda, consultados regularmente sobre os seus respetivos campos de atuação.

O rótulo FAIR’N GREEN é usado em garrafas e outros materiais de comunicação de uma empresa certificada. A FAIR’N GREEN tem trabalhado principalmente com adegas e produtores de uva, nos últimos anos. O futuro será mais focado no cliente final e nos parceiros de retalho. A rede planeia efetuar muito mais comunicação a esse respeito, para levar a ideia do vinho sustentável não apenas para as pessoas que o produzem, mas também para as pessoas que o apreciam.

“Somos uma rede crescente de produtores de vinho inovadores e dinâmicos que não quer somente esperar pelas decisões políticas para dar os próximos passos, mas que quer ajudar a transformar a viticultura, de forma a que esta se torne mais sustentável a partir de dentro”, frisa Keith Ulrich, Fundador e Presidente do Conselho da Associação FAIR’N GREEN.

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DA JOSÉ MARIA DA FONSECA

No âmbito das suas políticas e práticas sustentáveis, a José Maria da Fonseca instalou, recentemente, um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo, na Quinta da Bassaqueira, em Vila Nogueira de Azeitão, que irá permitir a poupança energética de 38%. Implementado e gerido pela ENGIE Hemera, este sistema irá, também, evitar a emissão de 250 toneladas de CO² por ano, que equivalem a 55 hectares de floresta ou à retirada de 139 carros da estrada por ano.

A aposta da José Maria da Fonseca em práticas ambientais começou antes do aparecimento das normas ambientais ISO14001, das quais a José Maria da Fonseca foi a primeira certificada no setor. Desde 1996, a José Maria da Fonseca é certificada na Norma de Qualidade ISO9001 e a partir de 2004 passa a seguir o referencial ISO14001.  

Dando resposta a uma política ambiental consistente, a José Maria da Fonseca mantém práticas sustentáveis inovadoras como a redução de consumos de água, com objetivos e metas anuais, incluindo o tratamento e reutilização de todas as suas águas residuais para rega dos seus espaços verdes.