Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Jornadas da ASPEA promovem a Educação para o Desenvolvimento

jornadas-educacao-ambiental-aspea-essencia-ambiente

As Jornadas da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, deste ano, sob o mote “Educação Ambiental e Cultura Democrática”, já têm a programação completa. As mesmas vão-se focar em quatro pontos temáticos chave: a Economia Circular, a Ação Climática, o Voluntariado Ambiental e a Cultura Democrática para a participação dos jovens nas políticas públicas. Os dias das jornadas, de 8 a 10 de abril, serão divididos por variados temas atuais, com oradores de excelência na área ambiental.

De acordo com Joaquim Ramos Pinto, Presidente da ASPEA, as expectativas para a edição deste ano das Jornadas são grandes, pois “os desafios da crise climática e a perda da biodiversidade associados às crises ambiental e social provocadas pela guerra na Ucrânia, obriga-nos a uma cultura de diálogo por parte de todas as instituições democráticas e seus intervenientes, nomeadamente os cidadãos.” Salientando que espera “que estas jornadas possam mostrar a necessidade de reforçar esse diálogo permitindo, por um lado, que os cidadãos possam expressar os seus pontos de vista a outros cidadãos detentores de diferentes origens culturais e, por outro, permite que os decisores possam integrar nas decisões políticas os pontos de vista de todos os cidadãos”.

Um dos temas principais que a ASPEA pretende destacar é a Importância da Educação Ambiental, nomeadamente junto dos mais jovens. Segundo o Presidente da associação, “a Educação Ambiental é, mais que nunca, importante e necessária, tanto pelo contexto atual, ao atravessarmos um período pandémico Covid-19, a que se junta uma crise humanitária provocada pela guerra na Ucrânia, juntando-se a crise ambiental e emergência climática que enfrentamos, crises estas que acentuam as desigualdades sociais, o aumento da pobreza e dos grupos invisíveis (os grupos mais vulneráveis)”.

EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO

Complementarmente, a ASPEA vai promover o Encontro “O papel das Organizações Não Governamentais de Ambiente na Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento” (Encontro ONGA-ENED), no dia 8 de abril. Um evento, integrado nas XXVIII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, cujos objetivos são divulgar o conceito de Educação para o Desenvolvimento (ED) e da ENED e promover a partilha de experiências e projetos entre as ONG (Organizações Não Governamentais) e de dificuldades sentidas para um compromisso de impulsionamento da ENED e de fortalecimento da rede de ONGA (Organizações Não Governamentais de Ambiente), em Portugal.

O evento vai, também, fomentar a divulgação de recursos pedagógicos sobre Educação para o Desenvolvimento, formar uma rede informal de ONGA em Educação para o Desenvolvimento e determinar a pertinência de um compromisso para um plano de ação.

Este encontro permitirá fortalecer a importância da interconectividade e perceber os problemas socioambientais atuais, ou seja, a ligação entre os desafios local/global do ambiente, alterações climáticas e a Educação para o Desenvolvimento.

DIMENSÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO

Pela primeira vez está a ser realizado um diagnóstico sobre a inclusão da dimensão ambiental por parte das Organizações Não Governamentais de Ambiente (ONGA) em iniciativas de Educação para o Desenvolvimento (ED).

Assim, entre os dias 8 e 10 de abril, o Encontro ONGA-ENED conta com vários momentos abertos a todos os participantes das XXVIII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, e com eventos fechados dedicados exclusivamente às Organizações Não Governamentais de Ambiente (ONGA).

É de salientar que, para além de técnicos, educadores e dirigentes de ONGA, também professores, investigadores da área da educação e estudantes podem participar em vários momentos deste encontro.

Iniciativas que constituem oportunidades únicas para a troca de experiências, as quais têm envolvido a sociedade civil e voluntários a nível nacional. Todos os interessados em participar no evento podem conhecer o programa no site da ASPEA, assim como os eventos paralelos associados às Jornadas.