Jornadas de Ambiente de Setúbal celebram a sustentabilidade com dezenas de atividades até julho

SETUBAL-ESSENCIA-AMBIENTE

As Jornadas de Ambiente de Setúbal 2025, promovidas pela Câmara Municipal em parceria com diversas entidades, estão de regresso para reforçar o compromisso com a sustentabilidade e a valorização do território. Até julho, o programa inclui workshops, atividades de pedestrianismo, festas temáticas, ações de educação ambiental e uma conferência dedicada às boas práticas ambientais.

A iniciativa arrancou no mês de maio com a já tradicional Festa da Flor, que decorreu entre os dias 22 e 25 na Avenida Luísa Todi, e com a Festa de Caminhadas na Arrábida, nos dias 24 e 25, promovendo o contacto direto com a natureza através de vários percursos pelo património natural protegido.

Ainda em maio, nos dias 31 de maio e 1 de junho, o Jardim do Bonfim acolheu o evento “Há Festa no Parque”, que assinalou o Dia Mundial da Criança com um programa recheado de atividades lúdico-pedagógicas, exposições, espetáculos e oficinas para toda a família. No dia 31 de maio, estivemos presentes para o lançamento do livro “Um sonho que acordou a Terra”, que escrevemos numa ação participativa de educação ambiental com a turma 6ºI, da Escola Básica Barbosa du Bocage.

As comemorações do Dia Mundial do Ambiente, a 5 de junho, são um dos pontos altos das Jornadas. O dia começa com uma ação de limpeza na Praia da Saúde, integrada no projeto Mar Adentro, que envolve cerca de cem alunos de quatro escolas do concelho. A iniciativa conta com o apoio do programa Mares Circulares, promovido pela Coca-Cola e desenvolvido em Portugal em parceria com a Liga para a Proteção da Natureza.

Às 11h30, na Doca dos Pescadores, será inaugurada a nova exposição da Golfinho Parade, composta por réplicas de roazes-corvineiros decoradas por alunos de escolas setubalenses. Ainda durante o dia 5, terão lugar atividades como jogos tradicionais, a pintura de um mural coletivo, o workshop “Moda de Reciclagem” e a hora do conto “O Sonho que Acordou a Terra”.

Na vertente de reflexão e conhecimento, está marcada para o dia 24 de junho, às 15h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, a Conferência Ambiente OIL PRR, onde serão apresentados os projetos desenvolvidos no âmbito da Operação Integrada Local – Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O encontro inclui também o lançamento do Guia de Boas Práticas Ambientais, a apresentação de um livro ilustrado sobre alterações climáticas, e a partilha de experiências sobre os microbosques escolares dinamizados pela associação Musgo Azul.

No âmbito do Dia Internacional da Biodiversidade, já se realizou a 21 de maio o workshop “Soluções Baseadas na Natureza – Promover a Adaptação Climática em Meio Urbano”, com visita guiada ao Projeto da Várzea de Setúbal. Também no Instituto Politécnico de Setúbal, a 4 de junho, decorrerá uma aula aberta sobre o Projeto Cavalos-Marinhos, inserida na Semana da Sustentabilidade e ligada ao projeto CavalSado, atualmente em curso no Estuário do Sado.

UM PROGRAMA PARA PENSAR E SENTIR O AMBIENTE

As Jornadas de Ambiente de Setúbal assumem-se, mais uma vez, como uma celebração da natureza, do conhecimento científico e da ação cívica, chamando a atenção para os impactos das alterações climáticas e a necessidade de proteger o património natural de forma ativa e participativa. Ao envolver escolas, comunidades, associações e entidades públicas, o município promove uma educação ambiental inclusiva e contínua, com vista a uma cidade mais resiliente e sustentável.