Jogo de tabuleiro gigante sobre Reciclagem “invade” as praias nacionais

sociedade-ponto-verde-essencia-ambiente

“É preciso lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto?”, “Parti um espelho em casa. Onde coloco os vidros?” ou “Se reciclarmos sempre o papel que utilizamos, qual a matéria-prima que estamos a poupar?” são algumas das perguntas que a Sociedade Ponto Verde (SPV) vai colocar às crianças e jovens que participarem no Recicla Mania. Trata-se de um jogo de tabuleiro, em versão gigante, que vai estar em várias praias de norte a sul do país, durante o mês de julho.

O Recicla Mania é uma atividade pedagógica e muito divertida que vai proporcionar bons momentos de convívio entre os participantes. Destina-se sobretudo a grupos integrados em colónias de férias que vão aproveitar as manhãs de praia nesta altura do ano, após o término do ano letivo.

UMA AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO

Tem como particularidade o facto de as crianças e jovens serem os próprios peões do jogo que, após lançarem o dado, vão avançando por casas coloridas (verdes, azuis e amarelas) onde, em algumas, vão ser desafiados a testarem o seu conhecimento sobre reciclagem, até chegarem à meta. O objetivo é ajudar a esclarecer dúvidas e ensinar boas práticas sobre a separação de resíduos, incluindo a colocação correta de embalagens nos ecopontos.

Para Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde “o Recicla Mania tem por objetivo sensibilizar as crianças e os jovens para os melhores hábitos de Reciclagem, incentivando-os a que adotem as boas práticas no seu dia-a-dia e as partilhem com familiares e amigos. Trata-se de uma atividade lúdica, mas que, pelas suas características, acreditamos que vai proporcionar momentos muito divertidos entre todos os participantes.”

“O trabalho que a SPV desenvolve ao longo do ano já é de proximidade com as comunidades locais, como acontece, por exemplo, com a Academia Ponto Verde ou o prémio Junta-te ao Gervásio, e esta ação nas praias vem reforçar esta nossa atuação, em particular para o período do verão”, conclui a CEO da Sociedade Ponto Verde.

A iniciativa de verão da SPV reforça a sua atuação na área da Educação para a Cidadania Ambiental, com enfoque na sensibilização dos mais jovens para a importância de separar as embalagens em qualquer momento e em qualquer lugar, neste caso na praia, um dos ecossistemas naturais que deve ser preservado.

Ação Recicla Mania da Sociedade Ponto Verde

De 4 a 29 de julho

Horários: 9h00-12h00

Lista de praias a nível nacional:

  • Dia 4 de julho, praia de Carcavelos (Cascais)
  • Dia 5 de julho, praia do Tamariz (Cascais)
  • Dia 6, praia da Torre (Oeiras)
  • Dia 7, praia de Santo Amaro (Oeiras)
  • Dia 8, praia da Saúde (Costa da Caparica, Almada)
  • Dia 11, praia da Mata (Costa da Caparica, Almada)
  • Dia 12, praia da Rainha (Costa da Caparica, Almada)
  • Dia 13, praia Cabana do Pescador (Costa da Caparica, Almada)
  • Dia 14, praia Fonte da Telha (Costa da Caparica, Almada)
  • Dia 15, praia da Nazaré (Nazaré)
  • Dia 18, praia Foz do Arelho (Caldas da Rainha)
  • Dia 19, praia da Costa Nova (Ílhavo)
  • *Dias 21, 22 e 25 (praias no Grande Porto em atualização)
  • Dias 26 e 28, praia de Monte Gordo (Vila Real de Santo António)
  • Dias 27 e 29, praia da Quarteira – Centro Azul (Loulé)

Também poderá gostar de ler...