Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Já se imaginou a viver sem café? Nespresso alerta para o impacto das alterações climáticas

nespresso-cafe-alteracoes-climaticas-essencia-ambiente

A nova campanha de George Clooney para a Nespresso “The Empty Cup” destaca a ameaça que as alterações climáticas representam para a produção global de café, objetivando a sua proteção e preservação. O embaixador da marca, na campanha segura uma chávena de café vazia, simbolizando o risco que milhares de cafeicultores, em todo o mundo, estão a enfrentar.

De acordo com a marca, atualmente cerca de 60% das espécies de café selvagem estão ameaçadas e 50% das terras utilizadas para o cultivo de café podem deixar de ser viáveis, até 2050. O café Arábico é exemplo disso. Embora seja uma das espécies mais cultivadas, é também uma das mais vulneráveis às alterações climáticas.

Para George Clooney “a ameaça das alterações climáticas é real e os produtores de café estão na linha da frente. É vital que ajudemos estas comunidades a construir resiliência financeira e ambiental, não só para que sobrevivam, mas também para que cresçam e prosperem.” Salientando que “este conceito está no centro da abordagem da Nespresso, mas também esta questão vai além do café. As alterações climáticas não são algo que uma única empresa ou mesmo uma indústria inteira consigam resolver. Requerem uma ação urgente e ousada à escala global porque os riscos são elevados.”

É URGENTE PROTEGER O CAFÉ

Garantir e proteger o futuro do café de alta qualidade tem sido uma preocupação central na estratégia da Nespresso, ao longo dos últimos anos. Em 2003, a marca lançou o Programa Nespresso AAA Sustainable Quality™, em colaboração com a Rainforest Alliance, para ajudar a melhorar o rendimento e a qualidade das colheitas e, em simultâneo, proteger o ambiente e melhorar a subsistência dos agricultores e das suas comunidades.

Guillaume Le Cunff, CEO da Nespresso CEO, deixa também um apelo, referindo que “o sabor requintado, a elevada qualidade e os blends de especialidade, tão importantes para os amantes de café, estão em risco. Precisamos de agir para proteger o café e as suas comunidades contra as alterações climáticas. Esta tem sido a abordagem da Nespresso há mais de 20 anos, e, agora, estamos a ir ainda mais longe.” Frisando que “a agricultura regenerativa tem o potencial de tornar a agricultura parte da solução para a crise climática, já que não se limita a tirar da terra, mas cura a natureza e restabelece o equilíbrio. Estou orgulhoso de que a Nespresso seja pioneira nesta transição, mas precisamos de fazer mais e, por isso, pedimos a todas as entidades – privadas e públicas – que tomem medidas que façam uma diferença tangível”.

É, desta forma, determinante unir esforços para minimizar os impactos das alterações climáticas, para que estas não afetam de forma irreversível setores económicos que garantem a subsistência de milhares de pessoas. E os amantes de café, certamente, vão perceber que pode estar em causa algo que tomavam como certa. Mas o esforço deve ser coletivo, cada um deve ter uma participação ativa para proteger o ambiente e o planeta.