Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Islândia já tem em curso projeto para redução de CO2 do ar

fabrica-co2-essencia-ambiente

Já arrancou a construção daquela que será a maior infraestrutura para capturar dióxido de carbono (CO2) do ar. A iniciativa parte da Climeworks, empresa Suíça de tecnologia verde. No entanto, a edificação será baseada a milhares de quilómetros de distância, perto da capital Islandesa, em Reiquiavique. Estima-se que esta fábrica, denominada de “Mammoth”, tenha capacidade para absorver cerca de 36 mil toneladas de CO2, anualmente, e prevê-se que a mesma esteja concluída dentro de um prazo máximo de dois anos.

FUTURO RUMO À SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DO PLANETA

Desta forma, a Climeworks conta com o apoio de uma empresa Islandesa, a Carbfix, que recolhe o dióxido de carbono de cada um dos 80 filtros da Mammoth, mistura-o com água e injeta-o no subsolo, onde uma reação química o transforma em rocha.

Este tipo de instalação designa-se por DAC – Captura Direta de Ar e segundo a Agência Internacional de Energia só existem 18 edificações deste género, em todo o mundo.

O Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas das Nações Unidas alertou que são necessárias muitas mais infraestruturas do género para reduzir de forma impactante o dióxido de carbono do ar, nos próximos anos, de forma a evitar repercussões severas do aquecimento global.

São de projetos como este que o planeta precisa, na esperança de ajudar as gerações futuras a conseguirem usufruir de uma qualidade de vida digna.