Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Investigação cria enzima capaz de reciclar plástico em poucas horas

enzima-mutante-essencia-ambiente

Um grupo de investigadores alemães da Carbios – Reinvent Polymers Lifecycle identificaram bactérias extremófilas capazes de decompor materiais plásticos à base de poliuretano. A investigação criou uma enzima mutante capaz de decompor, em poucas horas, plástico de garrafas, para que o material possa ser reciclado. A descoberta desenvolveu-se através da análise de cerca de 100 mil microrganismos.

Para tal, os cientistas analisaram a enzima encontrada nos microrganismos e introduziram mutações artificiais, de forma a melhorar a capacidade de decomposição de plástico PET. Rapidamente, os investigadores aperceberam-se que a enzima se manteve estável a 72ºC, temperatura próxima do ideal para uma decomposição rápida de plástico.

De acordo com a investigação, a enzima foi otimizada para decompor uma tonelada de garrafas plásticas, em apenas 10 horas.  Com esta descoberta, os cientistas produziram rapidamente novas garrafas de plástico com elevada qualidade.

Atualmente, os investigadores criaram um pequeno reator onde submetem pequenas quantidades de plástico ao processo que envolve a enzima, pelo que já existe também um projeto focado em aumentar a capacidade da reciclagem e a sua respetiva produção com a construção de uma planta.

PLÁSTICO: UM GRAVE PROBLEMA MUNDIAL

O plástico é uma enorme ameaça à vida marinha e ao ambiente envolvente, pelo que reduzir o sua utilização é fundamental. Contudo, esta investigação abre horizontes para a importância de aumentar a reciclagem de plástico.

Por trás desta descoberta surpreendente está a companhia química que trabalha com o desenvolvimento de tecnologias e pesquisas voltadas para o ciclo de vida do plástico. A entidade trabalha com empresas como a PepsiCo e a L’Oréal, sendo que o objetivo primordial da Carbios é a reciclagem de PET em escala industrial, nos próximos 5 anos. Um grande avanço não só tecnológico como sustentável.

Uma descoberta que promove a proteção do ambiente ao reciclar plástico de forma imediata. Estas e outras ações devem ser levadas a cabo, pois cada esforço pode ser recompensado para salvar o planeta deste flagelo ambiental.