Procurar
Close this search box.

Investigação CCMAR cria plataforma que estuda algas invasoras

algas-invasoras-essencia-ambiente

De forma a perceber o impacto das algas invasoras nas praias foi desenvolvido o projeto “Algas na Praia”. Uma investigação do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve – UAlg e de outras universidades que estão a analisar algas que aparecem em grandes quantidades no mar e na praia. Além disso, através da plataforma é possível que todos os cidadãos enviem informações para ajudar a identificar estas plantas marinhas e, desta forma, permitir a sua análise e monitorização.

De acordo com a investigação, é normal encontrarem-se algas, mas quando há demasiadas podemos estar perante situações que resultam de um excesso de nutrientes provenientes da descarga de efluentes urbanos ou da fertilização na agricultura. Desta forma, quando as algas crescem de forma excessiva, podem prejudicar a biodiversidade, as pescas e a qualidade ambiental da praia, resultado de um desequilíbrio nos ecossistemas marinhos.

COMO FUNCIONA O PROCESSO DE ANÁLISE DAS ALGAS

Numa fase inicial, os investigadores procuram saber mais sobre estas algas, isto é, de que espécies se tratam, quando e onde ocorrem e o registo sistemático das acumulações de algas na costa portuguesa que permite responder a várias questões como a sua origem e quais os seus impactos.

Uma das maiores preocupações é a acumulação excessiva de algas invasoras, uma vez que estas podem ter um impacto muito negativo nas espécies nativas das costas.

Dependendo da espécie e da extensão da acumulação de algas, poderá ser aconselhável remover as algas das praias. De forma a colmatar esta problemática, os investigadores irão contactar, sempre que a remoção se justifique, as autoridades competentes. 

Os investigadores estão a analisar formas de tirar proveito das algas removidas, que podem conter substâncias com potenciais benefícios para a saúde. Através do projeto NUTRISAFE, a investigação procura desenvolver um novo suplemento alimentar, a partir de algas invasoras, com caraterísticas anti-inflamatórias e de proteção vascular e pulmonar, de modo a reduzir comorbidades comuns associadas ao envelhecimento e às doenças inflamatórias crónicas.