Procurar
Close this search box.

Iberdrola soma mais de 1800 ações na promoção da biodiversidade

iberdrola-biodiversidade

A Iberdrola apresentou o Relatório de Biodiversidade 2024 com dados a nível global que detalham os projetos realizados em cada país, nos quais se destacam as mais de 1800 ações de biodiversidade realizadas nos últimos dois anos, somando mais de 4000 nos últimos 5 anos.

No prefácio do documento, o presidente executivo da empresa, Ignacio Galán, refere-se a três dos pilares nos quais assenta o compromisso da Iberdrola: o plano de ação climática, o plano de diversidade e o de economia circular.

A par do objetivo de atingir a neutralidade em emissões de CO2 em todas as centrais da empresa em 2030, a Iberdrola pretende também, em seis anos, ter um impacto líquido positivo na biodiversidade.

A biodiversidade é imprescindível para o equilíbrio dos ecossistemas. Por isso, favorecê-la proativamente ajuda a garantir a estabilidade ambiental e, com ela, os recursos e a qualidade de vida das gerações futuras.

PROTEGER A BIODIVERSIDADE E OS SEUS ECOSSISTEMAS PELO MUNDO

Na central fotovoltaica Algeruz II, em Setúbal, desenvolveram-se várias ações de conservação durante a construção do projeto: preservou-se a cobertura vegetal arbórea, reduzindo as áreas de intervenção ao mínimo necessário para a implantação da central, evitando a eliminação de vegetação natural em zonas não necessárias para a construção e protegendo os grupos de árvores de espécies protegidas.

Favoreceu-se a reutilização de biomassa vegetal e outros resíduos resultantes da desflorestação e, quando não foi possível reutilizá-los, foram removidos e enviados adequadamente para o destino final.

As operações de desflorestação foram feitas com ancinho, misturando as ervas cortadas na camada superficial do solo. Esta camada de solo foi armazenada em montes e servirá para cobrir, posteriormente, as zonas de recuperação de valas de cabos, ou outras zonas intervencionadas que necessitem de recuperação, uma vez que contém um volume de sementes que contribuirá para a regeneração natural das superfícies intervencionadas.

Uma vez concluídos os trabalhos de construção, realizaram-se trabalhos de requalificação do solo das áreas afetadas pelas atividades de construção, com o objetivo de criar condições favoráveis para a regeneração da cobertura vegetal herbácea e arbustiva preexistente.

O Relatório de Biodiversidade da Iberdrola pretende dar a conhecer as atuações do Grupo em matéria de biodiversidade, de acordo com os compromissos assumidos na Política de Biodiversidade, aprovada pelo Conselho de Administração em 2007, modificada pela última vez em dezembro de 2023.

O lançamento do Plano de Biodiversidade em 2022 marcou um Objetivo de Impacto Líquido positivo e impulsionou numerosas ações como o lançamento do Carbon2Nature, a participação da Iberdrola nas Conferências de Biodiversidade das Nações Unidas e um incremento de 30% no número de ações realizadas.

A empresa torna-se, assim, pioneira na implementação de métricas a nível de grupo para medir o balanço líquido das suas atividades e na implementação das recomendações para a divulgação da gestão dos riscos relacionados com a natureza e biodiversidade.

Segundo o Relatório sobre Riscos Globais 2024 do Fórum Económico Mundial, a perda de biodiversidade é um dos três fatores de risco mais graves que o planeta enfrenta na próxima década, juntamente com os fenómenos meteorológicos extremos, alterações críticas nos sistemas terrestres e escassez de recursos naturais.

Esta mudança poderia provocar uma queda do PIB mundial de 2,7 mil milhões de dólares anuais até 2030. Uma recessão económica desta dimensão teria um efeito devastador sobre a pobreza, a segurança, o bem-estar social e a igualdade.

Uma gestão eficaz dos riscos relacionados com a biodiversidade por parte das empresas é uma tarefa cada vez mais importante, não só pelo impacto que podem ter na gestão empresarial, mas também porque podem beneficiar de uma vantagem competitiva no acesso a mercados, capital e recursos. A Iberdrola está, assim na vanguarda das empresas no que diz respeito à transparência e divulgação dos seus riscos, impactos e ações de melhoria da natureza.