Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Horta inteligente iot: a tecnologia ao serviço da educação ambiental e da natureza

horta-inteligente-essencia-ambiente

É em ambiente letivo que vemos um projeto de educação ambiental inovador nacional, que une tecnologia, alimentação saudável e sustentabilidade, já implementado por centenas de crianças: a Horta Solar Inteligente IoT. Este projeto, desenvolvido pela Horta Inteligente, promove na comunidade escolar atividades no âmbito da ciência cidadã, nutrição, e ainda um estilo de vida mais saudável.

A Horta Solar Inteligente IoT, projeto apresentado nas Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, por Gil Alves, desempenha um papel crucial na educação ambiental da comunidade escolar, promovendo áreas como sustentabilidade, programação, agricultura biológica, eletrónica, energias renováveis, modelação e impressão 3D.

CULTIVAR CONHECIMENTO E SUSTENTABILIDADE

Esta horta inteligente é um ecossistema, criado pelos alunos, que serve como suporte para várias atividades onde os mesmos podem aplicar o que apreenderam do plano curricular, os conhecimentos teóricos, num cenário real como uma horta.

Desde a construção das caixas de cultivo, através de técnicas de carpintaria básicas, à modelação e impressão 3D, até à gamificação da educação e o uso de software, os alunos são desafiados a aplicar conhecimentos de várias disciplinas, incluindo ciências, matemática e tecnologia, numa abordagem criativa. Num processo enriquecedor do percurso educativo dos alunos e preparando-os para os desafios do presente e do futuro, permite-lhes aprender a utilizar ferramentas de medição, fazer a mistura do solo em laboratório, o cultivo de plantas, e ainda, desenvolver a sua criatividade, a habilidade e autonomia.

Os ecossistemas inteligentes desenvolvidos no âmbito deste projeto permitem o cultivo de alimentos frescos e livres de produtos químicos, que têm impactos negativos na saúde e prejudicam o meio ambiente.

As hortas inteligentes são equipadas com sensores que monitorizam uma variedade de variáveis como temperatura, humidade do solo, intensidade da luz, ruído, pressão atmosférica, entre outras, permitindo aos alunos compreenderem a importância da gestão responsável dos recursos naturais e a otimizar o crescimento das plantas, minimizando o desperdício e promovendo a sustentabilidade ambiental.

Para além de proporcionar uma experiência ímpar, o projeto da Horta Solar Inteligente IoT desempenha um papel importante na sensibilização para questões ambientais urgentes, uma vez que a construção destas hortas irá permitir abordar temas como a degradação e poluição do ar, a energia renovável, como a energia solar, como fonte de energia limpa. E, ainda, alavancar a compreensão da morfologia vegetal e saúde das plantas, através da sua monitorização, e o desenvolvimento de relatórios, em folhas de registo ou Excel, com dados referentes ao desenvolvimento das mesmas, capacitando os alunos a compreenderem o papel crucial da tecnologia na promoção da sustentabilidade.

Neste projeto, os alunos são incentivados a agir como agentes de mudança, promovendo estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis dentro e fora da comunidade escolar.

Com 150 alunos diretamente envolvidos, o projeto da Horta Solar Inteligente IoT está a moldar uma nova geração de líderes ambientais, capacitando os jovens a construir um futuro mais sustentável para todos.