Os telhados de casa podem agora também ser mais “verdes”. Isto porque foram criadas telhas-jardim. Desenvolvidas pela empresa Holandesa Groendak, cada telha é constituída por plantas e quando esta tem a vegetação completa pesa, aproximadamente, 4,12 kg. Uma solução que traz inúmeros benefícios para os moradores, uma vez que diminuí a temperatura interna dos ambientes de forma natural. Consequentemente, as telhas-jardim fazem com que se economize energia que seria usada com o ar condicionado, por exemplo.
CARACTERÍSTICAS DAS TELHAS-JARDIM
Esta solução deve ser montada no próprio telhado, pois cada telha já traz as plantas necessárias. Cada unidade é coberta com uma mistura de sedum e substrato, pelo que não requer muita manutenção.
Cada telha-jardim pode ser instalada em telhados inclinados de 20º a 55º tanto em construções residenciais como em não residenciais. Além disso, esta inovação retém a água da chuva que, em larga escala, poderá ajudar a reduzir inundações em espaços urbanos.
Uma outra vantagem é que estas telhas criam um microambiente visualmente bastante agradável e que, ainda, atrai polinizadores, como borboletas.
Uma excelente iniciativa que além de fazer com que as construções fiquem bonitas, com mais verde à sua volta, promove a sustentabilidade ambiental do planeta, com benefícios diretos para os utilizadores.