Guterres afirma que há muito para fazer para evitar os testes nucleares

testes-nucleares-guterres-essencia-ambiente

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas – ONU, António Guterres, participou na homenagem às vítimas do atentado de Hiroshima. António Guterres enviou um vídeo ao Memorial de Paz de Hiroshima salientado que “uma única arma nuclear causou um sofrimento inimaginável, matando dezenas de milhares de pessoas de forma instantânea e outras milhares depois e também nos anos seguintes”.  

Hiroshima é conhecida também pelos sobreviventes, os “hibakusha”, que “são uma prova da resiliência do espírito humano”, refere o secretário-geral da Organização das Nações Unidas.

Segundo Guterres, “as Nações Unidas compartilham a visão dos hibakushas por um mundo livre de armas nucleares”. Este foi inclusive o tema da primeira resolução da Assembleia Geral da ONU, adotada cinco meses após a explosão

É PRECISO ADOTAR MEDIDAS URGENTES CONTRA AS ARMAS NUCLARES

Apesar de existir um Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares, Guterres afirma estar bastante preocupado com a falta de progressos para um mundo livre desses armamentos.  

Os países com armas nucleares têm vindo a modernizar os seus arsenais, nos últimos anos, iniciando uma nova corrida armamentista. Um alerta preocupante que António Guterres deixa. É preciso que os países ganhem consciência para evitar este desastre ambiental!

Para Guterres, os países com armas nucleares precisam urgentemente de adotar medidas de redução de risco. Pede, ainda, que todos os governos reforcem o compromisso por um mundo livre de armas nucleares. 

O primeiro passo para reduzir o risco de uma catástrofe nuclear é a eliminação total das armas, pelo que as Nações Unidas têm vindo a estabelecer esse objetivo como um compromisso total em prol da sustentabilidade ambiental do planeta.