Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

GEOTA lança projeto para recuperar o Pinhal de Leiria

GEOTA-PINHAL-LEIRIA

Continuando o trabalho que tem vindo a ser feito no Renature Monchique, após o incêndio 2018, o GEOTA está a coordenar a nova iniciativa Renature Leiria. O projeto tem como objetivo devolver o verde ao Pinhal de Leiria com a plantação de 650 mil árvores, até 2025. Até ao momento, já foram plantadas 50 mil árvores por uma equipa especializada. O foco é mesmo colmatar o rasto de destruição deixado pelo incêndio através da plantação de árvores.

RECUPERAÇÃO DO PINHAL DE LEIRIA

Miguel Jerónimo, coordenador dos projetos Renature Leiria e Renature Monchique, refere que “2017 ficou marcado pelos fogos que alastraram na Mata Nacional de Leiria e que queimaram cerca de 85% desta zona, afetando a comunidade e todo o ecossistema local”. Salientando que este projeto pretende “dar continuidade ao que temos vindo a fazer ao longo dos últimos três anos noutras regiões do país e agir perante a destruição deixada pelos incêndios. Queremos fazer parte da solução e acreditamos que reflorestar e preservar zonas que já foram, um dia, afetadas por fogos, tanto consequentes das alterações climáticas, como pelo impacto do homem. Deve ser um modelo a seguir. Além disso, todo o trabalho de sensibilização, que tem vindo a ser contínuo, é essencial.”

Já Fátima Reis, Diretora Regional do Centro – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, não deixa de realçar que “após o incêndio de 2017 o ICNF definiu um Plano de Intervenção na Área Ardida do Pinhal de Leiria que se encontra em execução. Em conjunto com o GEOTA foi possível delinear um conjunto de intervenções visando recuperar e rearborizar cerca de 520 hectares.”

“A One Tree Planted pretende reduzir a desertificação, restaurar as áreas desflorestadas e revitalizar os ecossistemas. O Renature Leiria é um projeto que estamos a financiar em Portugal como parte do nosso compromisso de criar ecossistemas saudáveis e de proteger as florestas de pinheiro. É também uma oportunidade para a comunidade local participar no restauro do seu território que foi gravemente afetado pelo incêndio de 2017”, finaliza Karl McGrory, Gestor de Florestas da Europa da One Tree Planted.

A equipa presente no terreno tem vindo a plantar a espécie de pinheiro-bravo, mas outras espécies autóctones também serão plantadas, como o pinheiro-manso, o medronheiro ou o sobreiro, de forma a criar uma floresta biodiversa e resiliente a futuros incêndios e assegurar um desenvolvimento sustentável da Mata Nacional de Leiria. Desta forma, até 2025, o Renature Leiria prevê plantar 650 mil árvores.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o GEOTA, a One Tree Planted e o ICNF e tem como objetivo devolver o verde ao Pinhal de Leiria. O primeiro projeto “Renature” nasceu na Serra de Monchique, após o incêndio de 2018, e conta com um balanço de 200 mil árvores autóctones plantadas, em colaboração com 60 proprietários, que aceitaram fazer parte da ação de plantação na serra algarvia.

Excelentes ações em prol de um futuro verdadeiramente mais verde. Só com este tipo de iniciativas é que proporcionamos um futuro com qualidade de vida para todos.