Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Geota revela como entrar em 2022 com a pegada ecológica certa

geota-pegada-ecologica-certa-essencia-ambiente

Acreditar que pequenos atos podem ter grandes resultados e que a possibilidade de viver num planeta mais limpo e saudável está, efetivamente, ao alcance de todos são as premissas da Associação Ambientalista GEOTA. A mesma que, no sentido de ajudar os portugueses a entrar neste novo ano com a pegada ambiental certa, apresenta resoluções para a preservação do ambiente.

RESOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS

DIMINUIR A COMPRA E A UTILIZAÇÃO DE PLÁSTICO DE USO ÚNICO

Esta é a primeira resolução que o GEOTA apresenta com o objetivo de diminuir, significativamente, a poluição de plástico. Desta forma, sugere a utilização de produtos alternativos e que não contenham plástico na sua embalagem ou constituição.

Atualmente, o plástico é considerado uma problemática ambiental, sendo que no relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é referido que 11 milhões de toneladas de plástico são despejados nos oceanos, todos os anos. Desta forma, são urgentes mudanças nos hábitos de consumo, pelo que devem também ser aplicadas novas políticas que alterem a economia do plástico.

FOMENTAR A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Como segunda resolução, a Associação destaca a importância de se dar prioridade a aparelhos e equipamentos que sejam mais eficientes e amigos do ambiente, tendo em mente a eficiência energética.

Grande parte da eletricidade utilizada nas casas portuguesas e nos serviços poderia ser poupada desligando-se aparelhos quando não estão a ser utilizados. Medidas que podem ter um enorme impacto na redução das despesas dos consumidores, em mais de 30%, mas também revelaria mudanças significativas para o ambiente.

SER PROATIVO


Por fim, mas não menos importante, o GEOTA salienta a relevância de TODOS sermos cidadãos atentos e informados, procurando ativamente formas de contribuir para a redução da pegada ecológica.

Por isso, dá sugestões de como podemos contribuir para a sustentabilidade ambiental do planeta, como por exemplo realizar passeios à beira-mar e nas margens dos rios, apanhando o lixo do chão, conhecer o património natural, participando em visitas guiadas e atividades de recuperação e renaturalização dos ecossistemas e optar, ainda, por transportes públicos e caminhadas.

Ao preferirmos comprar produtos portugueses que excluem a necessidade de matérias-primas importadas, bem como produtos ecológicos e biológicos são formas de todos contribuirmos para a preservação do ambiente.

De acordo com João Dias Coelho, Presidente do GEOTA, “2021 foi um ano, onde o nosso país falhou todos os indicadores de pressão sobre os recursos dos ecossistemas. Não podemos continuar a ignorar o enorme impacto que a ação humana tem sobre os oceanos, rios, florestas e os mais diversos ecossistemas. Devemos encarar 2022 como uma nova oportunidade e criar uma frente unida na preservação do ambiente em Portugal e no resto do mundo. Só promovendo cidadãos responsáveis e conscientes, é possível criar impacto e obter resultados”.

O ano de 2022 surge com a oportunidade de pôr em prática hábitos ambientais mais sustentáveis e que contribuam, de facto, para a preservação do ambiente. E, por isso, “é importante que todos percebam que a conservação do ambiente começa com gestos individuais e que recursos que hoje em dia consideramos dados por garantidos, podem acabar num futuro muito próximo. Estes gestos vão realmente fazer a diferença e pequenas mudanças no nosso dia a dia, podem ter um enorme impacto positivo”, acrescenta João Dias Coelho.

Excelentes exemplos de apelos à reflexão e consciencialização ambiental para todos nos tornarmos mais ativos, rumo à sustentabilidade ambiental integral do planeta.