Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Futuro horrível de extinção é a previsão de 17 especialistas mundiais

uturo-horrivel-extinção-essencia-do-ambiente

O planeta está a caminhar para um “futuro horrível de extinção em massa, saúde decadente e convulsões climáticas”. Estas foram as principais conclusões do estudo “Underestimating the Challenges of Avoiding a Ghastly Future”, publicado na Frontiers in Conservation Science, por 17 especialistas internacionais, que detalha mais de 150 estudos sobre os principais desafios ambientais do planeta.

De acordo com os mesmos, a sobrevivência humana pode estar em causa devido, sobretudo, à ignorância da comunidade global, alertando para a necessidade de se perceber a urgência da biodiversidade e de combater as crises climáticas.

Apesar das consequências devastadoras já evidenciadas, a comunidade global ainda tem dificuldades em compreender a magnitude das perdas em matéria do ambiente. O relatório salienta, ainda, que as migrações em massa induzidas pelo clima, as pandemias e os conflitos por recursos serão inevitáveis, a menos que se estabeleçam ações concretas e urgentes para proteger o planeta.

UM CAMINHO FUTURO MAIS SUSTENTÁVEL

Para os investigadores, o objetivo do estudo é muito claro. “Fornecer aos líderes mundiais um banho frio e realista do estado do planeta, que é essencial para o planeamento de forma a evitar um futuro medonho”. Para tal, é preciso lidar de forma objetiva com a gravidade da situação, sendo necessário mudar o capitalismo global, a educação e a igualdade. Desta forma, segundo estes especialistas internacionais, é imprescindível abolir a ideia de crescimento económico perpétuo, precificar as externalidades ambientais, interromper o uso de combustíveis fosseis, controlar o lobby corporativo e dar, sobretudo, poder às mulheres.

O “Underestimating the Challenges of Avoiding a Ghastly Future” deixa, ainda, o alerta de que as tendências prováveis para o declínio da biodiversidade serão as perturbações climáticas, o consumo excessivo da população e, sobretudo, o crescimento populacional que vai aumentar nas próximas décadas.

Desta forma, os especialistas revelam a importância de implementar medidas e ações que promovam a biodiversidade, os ecossistemas e toda a natureza do planeta Terra. Caso os líderes mundiais nada façam, a ineficácia das ações atuais vai continuar a impactar de forma nefasta o sistema de suporte da vida na Terra.