Com o objetivo de evitar o desperdício alimentar e criar um mercado alternativo para a fruta e para outros produtos agrícolas, que não correspondem em cor, tamanho, forma e padrões estabelecidos no mercado, surge, em 2013, o projeto FLAW4LIFE. Uma iniciativa que venceu os prémios Life 2020, arrecadando o primeiro lugar na categoria Ambiente da União Europeia, tendo sido o projeto mais votado pelo público.
O Fruta Feia, nome do projeto traduzido em português, evitou o desperdício de mais de 2.500 toneladas de alimentos desde a sua implementação e serviu de exemplo para muitos outros projetos, em países como a Holanda, o Brasil e os EUA, dedicados ao combate do desperdício alimentar.
UM PROJETO INOVADOR E SUSTENTÁVEL QUE PROMOVE A EFICIÊNCIA AGRÍCOLA
Esta iniciativa através do seu excelente contributo a nível ambiental, social e económico impediu o desperdício de menos 14,6 toneladas de resíduos agrícolas de fruta e vegetais por semana, aumentou a eficiência agrícola, poupou 16.054 m3 de água e 20.975 kWh de energia e reduziu, significativamente, as emissões de gases de efeito de estufa do transporte e de decomposição destes alimentos em 13.021 quilos de dióxido de carbono equivalente.
O FLAW4LIFE, inicialmente, envolveu 32 agricultores, 450 consumidores associados, evitando que cerca de 460 toneladas de fruta e produtos agrícolas fossem parar ao lixo, por ano. Neste momento, Porto, Gaia, Matosinhos, Amadora e Almada são as cidades a que este projeto se estende, e envolve, atualmente, 257 agricultores e 6.400 consumidores, permitindo a criação de 12 postos de trabalho.
Este projeto, reconhecido a nível europeu, foi premiado como um dos mais inovadores, inspiradores e eficazes nos domínios a que se dedicaram. Uma iniciativa que demonstra que com pequenas ações podemos ajudar em muito o meio ambiente. Reduzir o desperdício, sensibilizar para os comportamentos responsáveis e travar desigualdades são os principais objetivos do Fruta Feia, por um mundo verdadeiramente mais equilibrado, sustentável e ecológico.