Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

Extinção de abelhas compromete vida no Planeta

extinção-das-abelhas-planeta-catastrofe-natural-essencia-ambiente

Conhecidas por todo o mundo por produzirem mel, as abelhas são os melhores e mais eficientes agentes polinizadores da natureza, responsáveis pela reprodução e perpetuação de milhares de espécies vegetais, produzindo alimentos e conservando o meio ambiente. 

No entanto, o que muitos não sabem é que o número de abelhas está a diminuir drasticamente, devido à perda de habitats, ao uso excessivo de pesticidas, à agricultura intensiva, à poluição atmosférica e às alterações climáticas. Por estas razões, a vida sem as abelhas compromete a vivência dos seres humanos e dos animais no Planeta. 

A redução destes polinizadores tem um efeito direto e negativo sobre a saúde, fauna, flora e a viabilidade de culturas vegetais. A sua extinção pode vir a pôr em causa alguns dos ecossistemas que temos como garantidos e seguros. É, por isso, importante estabelecer ações que preservem a vida das abelhas no Planeta.  

ABELHAS E O EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS

As abelhas polinizam cerca de 80% do ecossistema e, caso a sua existência continue a diminuir a este ritmo alarmante, a vida dos pássaros, dos insetos e de tantos outros animais estará em perigo. Responsáveis pela polonização dos vegetais que alimentam estes animais, as abelhas para o equilíbrio dos ecossistemas, uma vez que sem elas toda a cadeia alimentar sofreria, levando mesmo à destruição dos ecossistemas. 

Sem elas, tanto a renovação de florestas como a produção mundial de frutas e grãos ficariam comprometidas. O equilíbrio dos ecossistemas e da biodiversidade sofreria um impacto desastroso, pelo que afetaria o ser humano diretamente, de diversas formas.  

O desaparecimento das abelhas, implicaria, a uma escala global, a falta de alimentação para toda a população mundial. Tomates, maçãs, laranjas, couves e abacates são alguns dos exemplos de alimentos que poderão vir a desaparecer, caso o número de abelhas continue a diminuir. 

O EFEITO DO AQUECIMENTO GLOBAL NAS ABELHAS

De acordo com um novo estudo conduzido pelo Programa Mundial de Pesquisa Climática, e desenvolvido pela Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, o Planeta sofrerá um aumento da temperatura entre 2,6°C a 3,9°C, o que nos levará para um cenário catastrófico de aquecimento global. No entanto, o aquecimento global também afetará em muito a vida das abelhas, tornando-se fatal para o seu desenvolvimento. 

Combater o aquecimento global ajudará a preservar as abelhas e ao mesmo tempo o ecossistema. Limitar o uso de pesticidas ao preferir o uso de produtos biológicos é um começo para ajudar a conservar estas que são os melhores agentes polinizadores da natureza.  

Vitais para o desenvolvimento do Planeta, as abelhas tornam-se imprescindíveis para o enriquecimento dos níveis de biodiversidade. Torna-se, assim, fundamental estabelecer medidas para dinamizar os impactos deste flagelo no Planeta. A vida humana depende delas!