Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

EU City Calculator: ferramenta orienta cidades na simulação de trajetórias de transição climática

eu-city-calculator-essencia-ambiente

O projeto EUCityCalc lança oficialmente a sua plataforma online gratuita e de código aberto, que permite aos municípios e a outros atores-chave visualizar e simular cenários de baixo carbono para as suas cidades, bem como avaliar as contrapartidas das diversas opções disponíveis.

Embora o Pacto Ecológico Europeu e outras ferramentas de política climática da União Europeia visem alcançar a neutralidade nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) na UE até 2050, apenas algumas cidades europeias conseguiram traduzir esses compromissos em planos de transição precisos e tangíveis. Uma das razões é que as administrações municipais carecem, frequentemente, da tecnologia e do conhecimento necessários para desenvolver e avaliar esses planos. Por isso, é vital equipar as cidades com ferramentas, informação e competências que as capacitem para transformar essas metas em realidade.

“Acreditamos que as cidades são pioneiras no desafio de alcançar a neutralidade climática. As cidades são o coração do EUCityCalc, com a ambição de inspirar soluções transformadoras e reforçar as ligações entre, dentro e além dos territórios”, destaca Bénédicte Weber, Gestora de Projeto da Energy Cities.

ROTEIROS CLIMÁTICOS

O projeto EUCityCalc, financiado pelo programa Horizonte 2020 da UE, reúne 10 cidades-piloto em diferentes fases de transição para a neutralidade climática, capacitando-as na criação de roteiros de transição inclusivos e de âmbito local. Para ajudá-las a fazer este caminho, a nova ferramenta European City Calculator passou a estar acessível a estas cidades.

A ferramenta foi desenvolvida para capacitar cidades em toda a Europa no desenvolvimento de caminhos de transição e cenários cientificamente viáveis, não apenas de acordo com as metas da UE para 2050, mas também sustentados numa abordagem transversal e territorial para a descarbonização.

A plataforma online permite que câmaras municipais e outros atores-chave integrem os dados do seus Planos de Ação para a Energia Sustentável e Clima (SECAP), bem como as principais tendências sociodemográficas. O modelo subjacente à EU City Calculator permite complementar os dados do SECAP recorrendo a uma completa base de dados ao nível de cada país europeu (energia, emissões, dados de atividade). A ferramenta online fornece a funcionários públicos uma visão crítica e prospetiva das implicações e efeitos das várias escolhas de políticas e investimentos ao seu dispor.

A European City Calculator oferece às cidades uma visão geral das diferentes medidas e os seus efeitos na redução de emissões. As cidades podem construir os seus próprios cenários de intervenção, descobrir os seus impactos e compará-los com as suas metas climáticas e energéticas. A ferramenta online é, em última instância, desenhada para suportar as cidades europeias na tomada de decisões e na implementação de estratégias climáticas e energéticas.

Vincent Matton, Consultor de Energia e Alterações Climáticas, da Climact, revela que “uma cidade pode usar a European City Calculator para simular várias medidas, tais como iniciativas de transporte público e zonas de baixas emissões. Essa abordagem permite à cidade identificar e avaliar eficazmente as melhores estratégias para reduzir as emissões urbanas.”

A partir de 26 de fevereiro de 2024, as cidades terão a oportunidade de participar no programa de formação EUCityCalc para descobrir como recolher dados e usar a ferramenta, organizar e dinamizar workshops de cocriação envolvendo diferentes atores chave, bem como compreender o papel crucial que as autoridades locais podem desempenhar nas políticas nacionais.