Com o objetivo de identificar medidas com impacto positivo e negativo no clima e no ambiente, que doze Estados-Membros planeiam financiar com dinheiro do bolso da União Europeia, surge a campanha EU Cash Awards. Os Estados-Membros estão, atualmente, a desenvolver os seus planos orçamentais, para mostrar à Comissão Europeia (EU) como vão usar os apoios financeiros europeus. Uma iniciativa promovida pela Rede Europeia de Ação Climática (CAN-Europe), na qual a ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável) faz parte.
De acordo com a Zero “os atuais apoios financeiros da União Europeia, que perfazem um total de 1,8 biliões de euros, são o maior pacote financeiro de sempre da UE e têm como objetivo estimular a economia durante a atual pandemia. Ao mesmo tempo, este apoio financeiro deve ser usado para implementar os objetivos do Pacto Ecológico Europeu, nomeadamente combater a crise climática e construir sociedades e economias mais sustentáveis e resilientes”.
EU CASH AWARDS COMO MOTE PARA A TRANSIÇÃO VERDE
A campanha EU Cash Awards tem o intuito de incentivar os países europeus e a Comissão Europeia a tomar passos decisivos na exclusão de todas as medidas negativas para o clima e ambiente e na promoção de soluções para combater a crise ambiental e climática. Esta mostra como os Estados-Membros estão a planear usar os fundos europeus através do conjunto de planos orçamentais que têm de desenvolver para obter estes fundos. Uma campanha que salienta medidas positivas, negativas e muito negativas presentes nos planos orçamentais nacionais.
Para a ZERO, no que diz respeito às medidas positivas estas incluem aquelas que contribuem para a transição necessária. A categoria das medidas negativas inclui casos de branqueamento, assim como medidas que poderiam ser boas, mas que falham a oportunidade para uma mudança real e efetiva. E, por fim, a categoria das medidas muito negativas promovem a continuação do uso de combustíveis fósseis, seja o petróleo, carvão ou gás.
A campanha EU Cash Awards tem como objetivo dar a conhecer estas medidas identificadas nos planos dos Estados-Membros e levá-las a votação pública, para premiar as melhores medidas em cada categoria. Uma campanha que identificou significativamente mais medidas “negativas” e “muito negativas” do que “positivas”. Claramente um alerta de que temos de implementar ações concretas para uma transição verde e justa.