Procurar
Close this search box.
Procurar
Os mais lidos

ERA e Just a Change juntam-se na luta contra a pobreza habitacional e energética

era-just-change-pobreza-habitacional-essencia-ambiente

A ERA Portugal e a organização sem fins lucrativos, Just a Change, acabam de oficializar uma parceria com o intuito de mitigar a proliferação da pobreza habitacional e energética existente no território nacional. Desta forma, a imobiliária pretende fazer uso da sua rede de agências e envolver os respetivos colaboradores para ajudar a combater um flagelo social crescente e silencioso.

EIXOS DE INTERVENÇÃO DESTA INICIATIVA

A colaboração entre as entidades assenta em três eixos fundamentais.

SENSIBILIZAÇÃO

O conhecimento que a Just a Change tem sobre a causa da pobreza habitacional vai contribuir para uma maior sensibilização da força comercial da ERA – através de ações de formação – capacitando-a para ser um verdadeiro agente de mudança e, consequentemente, poder levar ao seu público uma maior consciencialização sobre o tema.

SINALIZAÇÃO

A capilaridade da ERA fará crescer o alcance geográfico da associação Just a Change, impulsionando e exponenciando, deste modo, a capacidade de identificação de potenciais casos de pobreza habitacional – atualmente estimados à volta de 400.000 casos – em mais regiões do país.

VOLUNTARIADO

A mobilização dos colaboradores da ERA ajudará a desenvolver e a implementar projetos do Just a Change em todo o território através de importantes ações de voluntariado destinadas à reabilitação de casas.

“Com mais de 200 agências e 2500 colaboradores espalhados por todo o país, a rede ERA pretende tornar-se numa das principais forças sinalizadoras da pobreza habitacional em Portugal, um dos fenómenos sociais que mais se tem propagado silenciosamente ao longo dos últimos anos”, destaca Rui Torgal, CEO da ERA Portugal.

José Afonso, Responsável de Parcerias do Just a Change, salienta que “a ERA junta-se ao Just a Change com um foco específico: trazer mais consciência sobre este problema. Sensibilizar a sociedade e identificar esta realidade é crucial para mobilizar recursos. Com uma rede abrangente, destacamos a urgência de expor a pobreza oculta nas nossas comunidades. Este é um apelo interno e externo à ação, onde o voluntariado se destaca como uma ferramenta poderosa para uma mudança direta na comunidade.”

A ERA torna-se, assim, na primeira rede imobiliária a aderir formalmente a esta causa e, até final de 2024, pretende contribuir ativamente para a sinalização, sensibilização e também reabilitação de alguns imóveis residenciais ou instituições sociais de acolhimento de Norte a Sul do território nacional, beneficiando direta ou indiretamente a qualidade de vida das pessoas.

“O profundo conhecimento que temos de cada região na qual operamos é uma ferramenta essencial nesta causa, ajudando a identificar casos de pobreza habitacional oculta existente nas diferentes comunidades. Mas queremos e vamos ser muito mais do que meros mecenas. Como um dos principais players do setor imobiliário em Portugal, e com um foco primordial no mercado residencial, sabemos que, lado a lado com a associação Just a Change, é possível melhorar a vida de muitas pessoas. E é precisamente isso que iremos fazer”, explica Rui Torgal.

A primeira ação resultante desta parceria irá acontecer no próximo dia 7 de junho, na cidade do Porto, e deverá juntar vários colaboradores da ERA e outros voluntários da associação Just a Change na reabilitação de uma instituição social local que serve de apoio à comunidade.