Procurar
Close this search box.

EPAL: programa avançado sobre energias renováveis no setor da água

energia-epal-programa-essencia-ambiente

O programa avançado da EPAL – Grupo Águas de Portugal já está 3.ª edição. O objetivo? Proporcionar, de forma agregada e coerente, competências técnicas e de gestão no domínio das diversas energias renováveis a quadros licenciados, de um modo orientado para as especificidades do setor e preparando os participantes para as oportunidades da transição energética e da descarbonização do mesmo.

Com um corpo docente de Universidades e Institutos de excelência, é agora acreditado pela Ordem dos Engenheiros. Um curso destinado a profissionais do setor da água fortemente envolvidos em projetos de investimento, na operação e na manutenção de energias renováveis, em equipas técnicas ou diretivas, interessados em aprofundar, atualizar ou obter conhecimento de engenharia e de gestão.

No programa são abordados, entre outros domínios, as tecnologias de produção de energia, transporte, armazenamento de energia renovável, as oportunidades associadas à gestão de cargas, das reservas de água e controlo operacional, o potencial do setor no quadro das Comunidades de Energia e do combate à pobreza energética, a criação de valor, através da gestão integrada Água-Energia, e os instrumentos de avaliação de sustentabilidade dos projetos de investimento.

PROGRAMA AVANÇADO DA EPAL

COMPETÊNCIA E HABILITAÇÕES

O curso tem a duração de 3 meses, em regime de part-time, realizando-se às terças e quintas-feiras, ocupando em média uma semana por mês, das 9h30 às 18h30. Está, ainda, dividido em 12 módulos, com um total de 203 horas.

Um programa orientado para um contacto com as tecnologias de produção, transporte e armazenamento de energia renovável, na dimensão técnica e de gestão, focado nas oportunidades geradas pela integração do controlo operacional das instalações consumidoras de energia, na gestão de cargas e da produção de energia, na gestão de reservas de água, maximizando o autoconsumo, e numa perspetiva de produção e consumo de energia, no ciclo urbano da água, que possa criar valor para as entidades gestoras e stakeholders.


No final, os participantes vão obter um diploma emitido pela Academia das Águas Livres de um Programa Avançado que conta com a chancela de excelência do Instituto Superior Técnico, da Faculdade de Ciências e Tecnologia e NOVA School of Business and Economics, da Universidade Nova de Lisboa, do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, da ADENE – Agência para a Energia, da Lisboa E-Nova – Agência de Energia-Ambiente de Lisboa, da TÜV Rheinland e do LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia.

No módulo de energia fotovoltaicas, sujeito a avaliação, será ainda emitido um certificado, válido em toda a Europa, de “Integrated Solar Photovoltaic (PV) System Designer (TÜV)” pela TÜV Rheinland, habilitando os participantes a realizarem o dimensionamento de geradores fotovoltaicos com utilização da ferramenta PVSyst.

Ao longo do curso será desenvolvido um conjunto de trabalhos práticos, com base em dados e casos de estudo reais.

Um excelente projeto que tem como base a educação para a sustentabilidade ambiental. Iniciativas como esta fazem realmente a diferença na vida de cada um. E se o esforço for, cada vez mais, coletivo caminhamos num sentido verdadeiramente mais sustentável.